Europa - Portugal - Viagens

Viagem a Portugal: Porto e Gaia (Parte 3) Roteiro e Muitas Dicas

27/01/17

Viagem Portugal: Porto e Gaia

 

Se não viu as partes anteriores deste post sobre Viagem a Portugal, clique roteiro , clique parte 1 e clique parte 2.

Dia 3 (07/12)

Chegamos a Porto no final de uma quarta feira. Era umas cinco da tarde e um trânsito que não andava! Deu saudades do Douro…

Chegamos ao hotel Porto Mercure Centro, que até onde eu tinha pesquisado, era uma excelente localização, próximo da maioria dos pontos turísticos. O hotel não tem estacionamento, o carro fica num estacionamento ao lado indicado pelos mensageiros. O hotel não tinha nada de mais, porém pela localização, indico.

Deixamos as malas no hotel e descemos para conhecer a região. O hotel fica de frente para a R. Santa Catarina, uma importante rua/calçadão de comércio da região. Era umas 18 horas e estava hiper lotado de gente, fiquei impressionada. Todas as lojas, como a Zara e outras fast fashions, super cheias! Os homens decidiram tomar uma cerveja em um bar do calçadão enquanto eu e minha amiga Kat dávamos aquela conferida nas lojas. Fomos até o Mercado do Bolhão, que já estava fechado e chegamos ao Paço do Conselho, na Av. dos Aliados. Olhando no mapa, tudo parecia muito longe, mas era tudo muito perto!

A praça da Liberdade na Av. dos Aliados estava lotada, especialmente iluminada para o Natal, muitos pontos de luzes, estava tudo lindo para o Natal! Descemos até a estação São Bento, entramos para conferir os lindos azulejos que cobrem toda a estação, é lindo e impressionante.

A fome bateu e seguimos descendo a r. Mouzinho da Silveira, até chegar na Ribeira, que é impressionantemente encantador a noite. A Ribeira fica às margens do rio Douro, do outro lado do rio não é mais a cidade de Porto, alí já é Vila Nova de Gaia. A noite, as placas das caves de vinho ficam iluminadas e a ponte que liga uma cidade a outra tem vários canhões de luz, é uma paisagem noturna realmente impressionante e apaixonante.

A Ribeira é um calçadão com vários bares e restaurantes, sentamos para comer na calçada do Chez Lapin, fomos atendidos por um brasileiro que mora em Portugal e pedi um bacalhau com natas, minha amiga… que te faria voltar a Portugal mais vezes, kkkk. O meu prato foi de longe o mais gostoso, acabei compartilhando com todo mundo, o prato era bem generoso, e o vinho também era bem bom.

O caminho de volta foi difícil, kkkk, como a Ribeira fica na parte mais baixa da cidade, descemos uma super ladeira para chegar até lá, pra subir, tivemos que encarar ela de novo, kkkk. Existe um funicular que facilita este caminho, mas como era umas 11 da noite ( e a rua lotada, diga-se de passagem), o funicular já tinha parado de funcionar. Chegamos ao hotel mortos.

 Bondinho que passava em frente ao hotel

R. Santa Catarina

 Paço do Conselho 

Praça da Liberdade 

Praça da Liberdade decorada para o Natal

   Panorâmica da Ribeira de Porto com vista para Gaia e as caves iluminadas

 Restaurante Chez Lapin

 Luzes da Ponte Luis I

 

 

Dia 5 (08/12)

Como estávamos mega cansados do dia anterior, saímos do hotel um pouco mais tarde e ficamos na dúvida de conhecer a torre dos clerigos e livraria lello primeiro ou as caves em Gaia, mas decidimos ir a Gaia logo, para não correr o risco de perder os horários das visitas às caves.

Era 8 de dezembro, feriado nacional em Portugal, as ruas estavam lotadas! E diferente do que vimos no Douro, muita calmaria e pessoas mais de idade, Porto estava bombando e muitos jovens na rua! Fomos em direção à ponte Luis I para ir a Vila Nova de Gaia, existe a passagem por cima ou por baixo (e os caminhos são diferentes), decidimos ir por cima, estava um sol lindo, um dia muito especial. A ponte foi desenhada por engenheiros que já trabalharam com Gustave Eiffel, que contruiu a torre com seu nome, por isso, se reparar, perceberá que esta ponte tem os mesmos traços da torre de Paris. Chegando ao outro lado, descemos de teleférico até a metade da ribeira de Gaia, o passeio de teleférico é lindo e divertido.

O sobrenome do meu marido é Gaião, originário de Gaia, teve um gostinho especial para nós visitar a cidade, apesar de não termos ido atrás da história da família dele. Andando pela calçada você avista várias caves, vários bares, vários restaurantes, vários quiosques, é uma delícia.

As caves são passeios obrigatórios em Gaia. As caves são onde os vinhos produzidos na região do Douro amadurecem, eles chegam de barco em barris e por conta da temperatura da região, exposição ao sol, etc, lá se tornam "vinho do Porto", maturados em Gaia, produzidos no Douro, kkkkk. Cada cave tem uma atração diferente. Pesquisamos em alguns blogs e sites e decidimos conhecer a cave Graham's. A cave é mais afastada, dá uns 10 minutos de caminhada da ribeira até lá, com uma ladeirinha no meio do caminho, mas exatamente por ficar no alto, tem o diferencial de ter uma vista maravilhosa.

Tivemos muita sorte, pois não tínhamos reservado o passeio guiado na cave Graham's, e chegando lá, iria começar um passeio em Portugues em 20 minutos. O passeio é parecido com o do sandeman, porém bem mais completo. Uma portuguezinha chamada Catarina fez uma excelente apresentação do vinho para nós, foi muito legal. No final, a degustação foi feita num espaço muito bacana, e pudemos comprar queijos e chocolates para acompanhar a degustação. Ao sair, uma vista de Gaia e Porto maravilhosa!

Saímos de lá com a intenção de almoçar e depois seguir para Porto, para terminar os passeios turísticos que não fizemos no dia anterior. Decidimos almoçar no terraço Porto Cruz Lounge, que tínhamos visto de cima do teleférico. Lá não é exatamente um restaurante para almoçar, mas tem um ambiente super gostoso, comida boa, boa atendimento, preço justo, linda vista… a gente queria mais o que né? Bebemos muito vinho e petiscamos por lá. A tarde estava tão agradável que acabamos ficando por lá a tarde toda.

Pegamos o teleférico para voltar para Porto e fazer o resto do passeio pela cidade, mas quando descemos do teleférico tinha uma van da loja de departamentos "El Corte Inglés", e decidimos passar lá para umas comprinhas. A loja é enorme, uns 7 andares de departamentos, se assemelha muito com a Macy's americana, mas a comparação para por alí, os preços são bem europeus. Ficamos por lá por volta de uma hora, talvez mais e voltamos para Porto com uma comprinha simbólica nas mãos, kkkk.

Estávamos cansados do dia e queríamos ir para o quarto, mas ainda com fome. Decidimos comer o prato tradicional da região "Francesinha" num clássico café, o café Majestic. Tinha fila pra entrar, estava lotado, fomos mal atendidos, a francesinha estava gostosa e o preço foi bem caro, mas foi tudo bom, estava tudo bem!!!! kkkk Porque né, se estressar por pouca coisa quando a gente está viajando, vai estragar a nossa viagem e não é isso que estávamos procurando. Quando saímos de lá, tudo já estava fechado e fomos direto para o hotel porque no dia seguinte nossa viagem iria seguir para Lisboa e iríamos acordar cedo.

 Pose na Ponte Luis I

Foto dentro do teleférico

 Pelos muros de Gaia (o "O" desenhado foi efeito de app)

No interior da Cave do Graham's

Durante a degustação

Paisagem da Cave Graham's

Terraço Lounge cave Porto Cruz

Tarde no Lounge da Porto Cruz

Ribeira de Gaia

Vista para Gaia

Café Majestic

Famosa "Francesinha", é uma delícia, mas não entendo pra quê tanto caldo.

 

VIDEO

O resumo está todo aqui neste video. Não esqueçam de curtir o video e se inscreverem no canal.

 

 

Endereços para o GPS:

  • Hotel Mercure Porto Centro: Praça da Batalha 116, 4049-028 Porto, Portugal
  • Cave Graham's: Rua do Agro 150, 4400-281 Vila Nova de Gaia
  • Porto Cruz Lounge: Largo Miguel Bombarda 23, 4400-222 Vila Nova de Gaia, Portugal
  • El corte ingles: Av. da República 1435, 4430-999 Vila Nova de Gaia, Portugal
  • Majestic Café: Rua Santa Catarina 112, 4000-442 Porto, Portugal

 

Até a próxima etapa da viagem.

Se gostou do post, compartilhe para que mais pessoas vejam.

beijos

 

 

 

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Já segue o nosso canal?

Clube de Duas | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner