América do Sul - Bahia - Clube de Duas - Praia - Publieditorial - viagem com crianças - Viagens

Praias do Sul da Bahia: Roteiro e Dicas

25/02/16

sul da bahia praias

 

Este post foi produzido em parceria com a Expedia.

Eu ja disse aqui várias vezes que sou capixaba de nascimento, mas cresci em Nanuque, Minas Gerais, que faz divisa com a Bahia, portanto, me sinto uma legítima bahiana. Da minha cidade para a cidade de praia bahiana mais próxima é uma hora e meia de viagem.

Agora que moro em São José dos Campos, quando digo que morava pertinho das praias do sul da Bahia, as pessoas seeeempre se derretem e falam que querem conhecer e pedem dicas, perguntam como fazer o percurso de carro, etc!!! Então resolvi escrever o que sei e peguei várias dicas ótimas com amigos que estiveram nas praias recentemente.

 

Praias do Sul da Bahia:

mapa bahia

Como Chegar: 

De carro: O acesso às cidades é sempre através da BR-101, que direciona para as estradas locais.

De avião: O aeroporto mais próximo é o de Teixeira de Freitas que só recebe vôos da Azul. Outras opções são os aeroportos de Vitória (ES) ou Porto Seguro (BA).

 

Inicio da Viagem:

Vamos conhecer a Costa da Baleia, que abrange o extremo sul da Bahia, de Mucuri a Cumuruxatiba.

Se vier pela BR 101, na divisa dos estados do Espirito Santo com Bahia verá várias placas com o texto “sorria, você está na Bahia”, que invariavelmente irá te arrancar um sorriso. 

 

  • Mucuri

mucuri praias do sul da bahia

Quando chegar a Mucuri, a primeira cidade da Bahia pelo Sul, verá placas “A Bahia começa aqui”. A cidade tem este nome por causa do rio Mucuri que desagua ao fim da cidade, e deixa o mar ali na frente um pouco barrento. A cidade é tranquila e fica sempre bem agitada em janeiro e durante o carnaval, com vários show gratuitos, inclusive de cantores nacionalmente famosos.

Dicas de Mucuri – Bahia

Onde ficar: Pousada Kambuká – pousada com muito verde e à beira da praia.

O que visitar: Passarela ecológica do gigica – é uma passarela suspensa construída por pescadores para facilitar o transporte da pesca para vila. Ao longo dele há placas que contam a história da passarela. Acesso ao final da av. central.

 

  • Nova Viçosa

nova viçosa praias do sul da bahia

Da BR 101 para Nova Viçosa, o acesso é através da estrada de Mucuri. No caminho, tem a praia Costa do Atlantico, com várias barracas, ambiente familiar e sem muvuca, a barraca Sol e Mar é uma boa opção. Na Praça da Baleia tem várias opções de lojinhas de suvenirs e produtos para praia. A barraca de praia Calamaris é uma das mais movimentadas e no final da tarde, para quem gosta de agitação, o point chamado “Carioca” é a pedida, onde os carros tunados da região se unem pra galera ouvir o som.

Dicas de Nova Viçosa – Bahia

Onde ficar: Hotel Abrolhos é uma opção mais tranquila e Pousada Praia Bela é uma opção no meio do agito.

Onde comer: No restaurante “Dois Dois” tem uma moqueca de tirar o chapéu, outras opções de pratos no “Toa a toa” e uma boa pizza no “terraço”.

O que visitar: Museu Frans Krajcberg ( é artista plástico muito conhecido e seu museu fica em seu próprio sitio) ou visita as praias de barra velha e coroa vermelha nos passeios com escunas

Colaboração da amiga Larissa Queiroz

 

  • Caravelas:

caravelas praias do sul da bahia

O acesso pode ser através de Posto da Mata (estrada asfaltada mas com 5kms sem asfalto) ou de Alcobaça, da qual a cidade fica 15 minutos próximo ao sul. Caravelas é como uma viagem no tempo, construções antigas no estilo art nouveau, mas não é forte no quesito praia. Porém, o que atrai a maioria dos turistas a Caravelas, são as viagens para a paradisíaca Abrolhos, que partem do seu cais. Abrolhos é considerado um dos melhores pontos do mundo para a prática de mergulho, com visibilidade que chega até a 20 metros de profundidade, além de ser reduto de reprodução das baleias jubarte.

Onde ficar e onde comer, ficam por conta da vizinha Alcobaça.

O que visitar: Parque nacional marinho dos Abrolhos.

 

  • Alcobaça

alcobaça praias do sul da bahia

O acesso a Alcobaça pode ser através de Posto da Mata (estrada asfaltada mas com 5kms sem asfalto) ou de Teixeira de Freitas. A cidade é bem agradável e com muitas construções antigas. A praia é bem extensa com um belo calçadão e várias barracas de praia, que servem comida e bebida. Durante a noite é bem movimentada aos arredores da praça da caixa d’agua. 

Dicas de Alcobaça – Bahia

Onde ficar: Pousada Verdes Mares e Pousada Pé de Cajú

Onde Comer: Creperia Tropicália ( é linda e deliciosa)

O que visitar: Praia da Barra ( o encontro do rio com o mar)

 

  • Prado

prado praias do sul da bahia

A cidade fica 15 minutos ao norte de Alcobaça ou acesso através de Itamarajú. Prado é a cidade mais “cosmopolita” da região, se assim podemos dizer. Tem vida noturna movimentada para quem quer agitação ou pra quem gosta de apreciar bons restaurantes e comercio local. A cidade é cheia de cores e o burburinho principal acontece nos arredores da igreja matriz. Um pouco diferente das cidades litorâneas da região, as praias mais visitadas ficam fora da cidade, que é o caso das praias do Tororão e da Paixão. Todos os anos acontece o festival gastronômico que é considerado o terceiro melhor da Bahia e no mês de janeiro acontece a festa “Noite do Regaço” já bem conhecida na região. 

Dicas de Prado – Bahia

Onde Ficar: Cahy Praia Hotel que é pé na areia ou La Isla Resort que é all inclusive.

Onde comer: restaurante Jubiabá (melhor caipirosca de pitanga que existe e Supremo de camarão show) e restaurante banana da terra. (Esses dois restaurantes sao premiados no festival gastronômico)

O que visitar: Recife das Guaribas, passeio de lancha até o recife de aguas cristalinas e diversidade marinha.

colaboração de Gabriela Fraga e Pedro Gustavo Borges

 

  • Cumuruxatiba

cumuruxatiba praias do sul da bahia

Pra chegar em Cumaruxatiba, a estrada é de chão e a beira mar, muitas vezes fazendo o percurso em cima das falésias, que é característico das praias da região. Uma viagem demorada, contudo muito linda. A vila é pequenina mas graciosa, com comercio de artesanato e restaurantes. Em Cumuruxatiba é onde o mar começa a ficar calmo e cristalino, com aquele verde maravilhoso bem na beirinha. As praias da vila são uma ótima pedida para curtir o dia com um restaurante para beliscar na praia ou para aquela "almo-janta", mas há muito o que se explorar nas praias próximas.

Dicas de Cumuruxatiba – Bahia

Onde Ficar: Pousada Inga é ideal para casais e uma opção ótima para família é a Pousada Rio do Peixe

Onde Comer: Restaurante do Suíço, A pizzaria e creperia La nave e restaurante mama africa.

Onde ir: praias de Japará Grande, Japará Mirim, Barra do Cahy e passeio até corumbau de barco.

Colaboração de Pedro G. Borges e Ramom Barbosa.

 

 

  • Corumbau

corumbau praias do sul da bahia

Seguindo a estrada de chão saindo de Cumuruxatiba, é uma especie de Caribe da Bahia. A vila nao tem muita estrutura para hospedagem, portanto a noite fica vazia, o que rola, e quando rola é luau, normalmente promovido por turistas e em época de alta turistica. É  um lugar pra descansar, pra quem quer praia, sol, beleza natural e tranquilidade. Cabe ressaltar que todo perrengue pra chegar vale a pena pela paisagem e exoticidade da Ponta de Corumbau, que em maré baixa dá pra andar até alto mar pela faixa de areia. Por conta da faixa de areia a maré lá é sempre mansa, mesmo em maré alta as ondas sao brandas e na maré baixa vira uma grande piscina.

Onde ficar: Fazenda São Francisco, hospedagem de alto luxo.

 

Até aqui você conheceu as cidades, vilas e praias da Costa da Baleia na Bahia. Se quiser dar uma esticadinha, seguindo de carro, você passará por caraíva, trancoso, arraial d’ajuda e Porto seguro. Clique aqui para saber as dicas de roteiros de Porto Seguro da Expedia Brasil.

Espero que tenham gostado, compartilhem com os amigos!

Beijos

 

*Imagens: acervo pessoal, acervo de amigos que colaboraram com este post e google images.

 

Deixe um comentário
  • Avatar vanessa franco disse:

    Querida, parabens pela pagina. Ótimas dicas e lindas fotos!! Meu marido trabalha em nanuque e estarei la, com meus dois filhos,  por uma semana. Qual praia vc indicaria para ir e voltar no mesmo dia, uma vez que meu marida nao estara de ferias

    muito obrigda, aguardo resposta,

    bjs,

    vanessa 

    • Thieli Thieli disse:

      Olá Vanessa, obrigada pelo comentário! As mais próximas são mucuri e Nova Viçosa, mas eu gosto de alcobaca ou prado, anda um pouco mais e a parte turística é mais organizada. Mas se procura beleza e está disposta a dirigir um pouco mais, cumuruxatiba vai te atender com 3horas de estrada. Bjs e boa viagem

  • Avatar Daiane Lopes disse:

    Nossa, muito boa suas informações. Obrigada por ajudar!

  • Avatar Daiane Lopes disse:

    Você indicaria Nova viçosa para hospedagem? Vamos sair de BH em Janeiro, rumo ao Sul da Bahia. Como vamos de carro, queremos conhecer vários locais, como prado, alcobaça, nova viçosa e etc. Qual cidade é em conta e melhor para hospedagem, alimentação e etc?

  • Avatar Anderson Luri disse:

    Excelente post! Muito útil! Obrigado pelo trabalho organizado e compartilhado!!!

  • Avatar Lúcia disse:

    Olá Thieli, curti as suas dicas. irei com meu marido no final de maio de 31/05 a 03/06, sei que não é uma data favorável, mas o que vc me indica para aproveitarmos ao máximo esses dias?
    bj, Lúcia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Já segue o nosso canal?

Clube de Duas | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner