Clube de Duas

Dica de Livro: Como eu era antes de você

18/12/15

 


alternativa-foto-2

 

Sou o tipo de pessoa que compra o livro pelas avaliações dos sites, sei como é ficar encantada com um livro e rasgar elogios de maneira exagerada. haha. Por isso acabo me convencendo e querendo pra já. Li no site e esperei ir na loja física para comprar, e a dificuldade estava em encontrar o livro dentro das maiores livrarias do Brasil, sinal de sucesso, mais um ponto positivo.

Pela descrição do livro imaginei algo que eu fosse chorar horrores, tipo em "O menino do pijama listrado", "A última música" ou com a morte de Dumbledore em Harry Potter. haha. Tento evitar, porém o livro me surpreendeu. Segue a sinopse para vocês entenderem.

Sinopse:

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

Lou é o tipo de personagem encantadora, que a gente se apaixona por ela, sem ambições, motivo que nos faz ter raiva dela em muitos momentos e em outros admira-la. Já Will é o oposto de Lou, era um jovem ambicioso, super ativo e que aproveitava a vida como se não houvesse amanhã, até ser atropelado por um motociclista e ficar tetraplégico.

Will perde a vontade de viver e por vezes arquitetava planos para se matar mesmo preso a uma cadeira de rodas, a mãe dele, super católica, não concorda com o filho e numa tentativa desesperada de trazer alegria para uma casa fria e fazer o filho enxergar novas perspectivas contrata Lou, sem ela saber o real motivo.

No livro é possível aprender mais sobre algo desconhecido, os cuidados que um tetraplégico exige, que claro temos a noção de alguns, mas não nessa proporção, principalmente do que podem ou não fazer. Lou quando descobre sobre o desejo de Will de se matar tenta de todas as formas tirá-lo de casa, entra em foruns para conversar com outros tetraplégicos e saber como eles superaram a depressão, o que fizeram para se sentir bem e pesquisa lugares para ir e programas possíveis de fazer com a sua deficiência.

Will por outro lado trás também uma nova perspectiva a vida de Louisa, ambição, cultura e tenta faze-la sair do comodismo que ela se encontra. Como eu era antes de você é uma grande lição de vida em que duas pessoas completamente diferentes mudam um a vida do outro.

Jojo Moyes nos presenteou com um livro simplesmente encantador, tem uma leitura gostosa e leve, dessas que você mergulha no livro e esquece da vida, só parei de ler quando acabei o livro todo. Valeu MUITO a pena a leitura e indico para todas.

E recentemente soube que o livro vai virar filme, estou super ansiosa para ver na telinha. 🙂

Mil beijos.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Já segue o nosso canal?

Clube de Duas | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner