gravidez - maternidade

Cuidados na Gravidez

14/04/15

gravidez cuidados

Oi meninas, 

vamos começar a falar um pouco sobre gravidez?

Uma das maiores dúvidas durante a gravidez são os tipos de cuidados que podemos ter ou não com nosso corpo, pele e cabelos, porque a gravidez é um período que exige mais atenção e muda muita coisa no nosso corpo: a pele pode ficar oleosa ou seca, pode aparecer muitas espinhas, pode dar estrias, a barriga estica, o corpo incha, o quadril cresce, o cabelo cai … ixi… muita coisa acontece!  

Na primeira gravidez me cuidei nível médio, fiquei bem após o Theo nascer, mas tive muuuitas estrias no bumbum ;(, na segunda gravidez pequei pelo excesso, ssrsrs e passei ilesa. Agora, esperando o terceiro, vou manter os excessos da segunda gravidez, rsrsr, na verdade não são excessos, mas os cuidados básicos com um pouquinho mais de capricho!

1 – visita ao dermatologista 

Um dos sinais mais rápidos a aparecerem da gravidez foram as espinhas e oleosidade no rosto. Quando parei de tomar anti concepcional algumas espinhas apareceram, mas com a gravidez, foram multiplicadas por 10! E o rosto ficou mega oleoso! Marquei uma consulta com minha hiper querida Dra. Sabrina Frossard, que tratou de mudar meus creminhos, passou um secante para espinhas, um fluido para clarear a pele, mudou meu sabonete de rosto e deu várias dicas!

Para quem não mora em SJC, e não conhece um dermatologista, agora aqui no blog temos um novo anunciante, o Cirurgia.net e apesar do nome indicar cirurgia, na verdade é uma lista com indicações de várias especialidades médicasVale o acesso!

2 – Academia

Como estava indo na academia de vento em polpa, resolvi me manter na musculação durante a gravidez. Assim que soube da gravidez, pedi pro meu médico a liberação para continuar malhando, pois preciso para manter a animação, saúde e disposição. O exercício físico faz muuuita diferença pra mim durante a gravidez. Já cheguei a dizer em outros posts, que na minha primeira gravidez não me exercitei e foi uma gravidez muito difícil, pois estava sempre muito cansada e sem vontade de fazer nada. Por isso, mantive meu compromisso com o exercíccio na segunda e agora na terceira gravidez por saber dos benefícios. Confesso que é suuuper difícil sair de casa para o treino, uma preguiça matadora tenta me segurar de todas as formas, mas se eu começar a desanimar, daqui a pouco estaciono de uma vez e não volto mais.

3 – Muita água

Tem maior dica de beleza, disposição, energia e saúde como água? Principalmente para a grávida, a água além de hidratar, serve para aliviar enjôos e náuseas, principalmente bem gelada. Já ouvi dizer que ajuda no fortalecimento do bebê, mas não há nenhuma comprovação com relação a isto, mas pelo sim ou pelo não, água não vai fazer mal, né?

4 – Gatorade

No meu caso, gatorade é essencial. Infelizmente eu tenho vaso vagal, um “defeito” na dilatação dos meus vasos sanguíneos, o que me faz cansar terrivelmente, cair a pressão muito rapidamente e muitas vezes ligeira perda de consciência. Na gravidez isso piora, e nao sei se ganha o nome de hipotensão supina ( quando o utero comprime a veia cava reduzindo a capacidade cardíaca e causando mal estar e perda de consciencia) ou se é este vaso vagal piorado, mas uma coisa que me sustenta muito durante a gravidez para combater este mal é uma garrafinha de gatorade gelada sempre a mão! O gatorade além de hidratar repõe sais minerais e fornece energia, por isso quando bate o mal estar ao longo do dia ou quando vou para a academia, uma garrafinha sempre vai bem! mas antes de usar eu conversei com o meu médico e ele disse que não tinha problema nenhum para mim.

5 – Massagem

Por falta de tempo, ainda não comecei a fazer massagem, mas em breve quero pegar a liberação com o médico para poder começar. A massagem alivia as dores no corpo (por conta da barriga)  e inchaço por retenção de líquido, ajuda na circulação sanguínea e estimula o sistema linfático, e além de tudo, reduz o estresse. Sempre bom demais!

6 – Alimentação (semi) balanceada

Não importa o quanto eu esteja focada em manter uma alimentação balanceada, uma vontade extrema de comer um hambúrguer, uma pizza, um pão francês e qualquer outra porcaria mega calórica vai aparecer. Por isso digo que é uma alimentação semi balanceada, pois me seguro em alguns momentos do dia, mas não vou me conter na hora que a vontade de comer mais ou comer uma porcaria bater, faz parte da gravidez, e não adianta se culpar por isso. Por algum motivo que ainda não descobri, ainda não ganhei nem um kilinho nesta gravidez! Estou mega surpresa, por que tenho comido muito, mas tento equilibrar. É a primeira vez que eu faço acompanhamento com a nuticionista, mas como eu disse, não estou cumprindo a dieta direitinho, apenas tenho tentado equilibrar e parece que está dando certo.

7 – outras atividades: Yoga e Hidroginástica

Outras coisas que estou PENSANDO em fazer, são yoga e hidroginástica, mas não sei se no meu pique de bicho preguiça vou conseguir alguma coisa, mas esta semana ja vou começar! A Yoga eu fiz há muitos anos e gostei bastante, porém não voltei a fazer. Eu estava sentindo falta de uma atividade que trabalhasse a consciência corporal e espiritual que a Yoga proporciona, e descobri um grupo de yoga para grávidas e me empolguei. Vamos ver se consigo manter firme e forte. Já a hidroginástica eu moooorro de preguiça, porém vou tentar porque no fim da gravidez já estou prevendo um abandono da academia, kkkk, e acho que a hidroginástica pode substituir bem se eu chegar a deixar de ir. Muita coisa? Não sei, mas estou me preparando para um gravidez ativa mas sem exagero durante os exercícios.

8 – Mente sã e corpo são

Uma cabeça saudável é a chave para manter um corpo saudável e uma gravidez saudável. Quantas vezes a gente estava passando por um momento de stress e para piorar a situação a gente pega um gripe daquelas bem bravas ou uma infecção de qualquer coisa, né? Isso tudo porque nosso corpo abre a guarda e de alguma forma permitimos sermos atacadas, por isso quanto melhor estivermos em harmonia em nossa vida, com menos estresse (que é difícil, mas temos que tentar), controlando nossas preocupações (outra coisa super difícil) e com saúde, melhor para mantemos a harmonia com nosso corpo e nossa vida. Para muitos pode parecer bobeira mas eu levo isso como a maior verdade do universo.

Bom, minhas dicas hoje são essas, que sabe mais pra frente apareço com mais coisas ou novas coisas.

Beijos

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Já segue o nosso canal?

Clube de Duas | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner