Lifestyle - Novidade - Tecnologia

PC ou MAC, qual é melhor?

11/03/14

pc-ou-mac

Há 4 anos troquei o PC (ou notebook, mas com sistema windows) pelo Macbook da Apple. Desde então sempre recebo perguntas, que antes eu também fazia aos outros: O mac é melhor?

E a resposta nunca vinha, né? Quem me respondia me fazia um tanto de perguntas, falava que em algumas coisas sim, outras não… e eu nunca realmente soube a verdade até comprar o meu e depois de um longo tempo de adaptação, tirar minhas conclusões. Decidi comprar, pois como boa entusiasta de tecnologia, além de querer novidade, estava louca para trocar um PC lento e que travava toda hora e super pesado por um computador que prometia não travar, design inovador e super leve. 

De inicio eu não sabia nem o que fazer com o computador, muito menos acessar meu e-mail! O sistema operacional do Mac é completamente diferente e os programas (ou apps) também, ou seja, não tem os mesmos comandos que o windows, você não usa internet explorer, usa Safari; Não usa ctrl+c/ctrl+v, usa command+c/command+v; Não tem pastinhas bagunçadas de fotos, tem iphoto;  Enfim, de inicio, a barreira é se adaptar a toda a mudança, esqueça o que você sabe de windows, no Mac é tudo diferente e 1000 vezes descomplicado.

A diferença entre eles é principalmente pelos motivos que cada computador foi criado. Eu já ouvi uma história que lááá atrás, quando os computadores foram criados na década de 80, o Mac se destinava basicamente a design gráfico, editar videos e imagens e o Windows partiu para o mercado com o pacote do office, que cria planilhas no excell, aposenta as máquinas de escrever com o word e faz apresentações em power point. Como antigamente só existia computadores basicamente em empresas e com o office facilitou muito a vida das empresas, o windows se tornou mais popular e abafou a Apple.

Configuração: Por isso que hoje em dia, os computadores com windows ainda são tão populares! Pois como as pessoas foram acostumando a usar o PC nas empresas, levaram esta preferencia para seus computadores pessoais. Além disso, os computadores com Windows podem ter a configuração que você quer e a qualquer momento, com vários fornecedores e preços diferentes, por isso, inclusive, são mais baratos. Em contrapartida, os MACs são produzidos apenas pela Apple e só eles definem o preço de seus computadores. É possível mudar alguma coisa nas configurações do Mac, como aumentar a memória, mas é preciso procurar assistência especializada, e não aquele seu amigo nerd que manja muito de computador…

A apple voltou a fazer oba oba com quando o Steve Jobs retornou a presidência da Apple e remodelou a empresa e trouxe Iphones, super macbooks pró, macbooks air, ipad… enfim… revolucionou TUDO! Aí, como as pessoas se acostumaram um pouco com o jeito Apple de ser com os Iphones e Ipads, estavam dispostos a pagar um pouquinho a mais pelos computadores e podendo comprar seu Mac no Brasil (porque até pouquíssimo tempo atrás, nenhuma empresa vendia legalmente) o Mac passou a fazer parte da opção de compra de computadores no Brasil. E aí começaram as dúvidas do quão bom os computadores são.

apple

Design: Sem dúvidas, a beleza de um macbook é o que chama atenção à primeira vista. Como são feitos de alumínio, acabam sendo super leves e são também mais magrinhos que os computadores convencionais.

Trabalho, planilhas e softwares: Para quem procura um computador para trabalho, o MAC talvez não seja a melhor opção por causa dos softwares. No meu caso, preciso de um computador com windows extra na empresa para acessar o sistema, pois como os pc’s são os mais populares, a maioria das empresas fabricam softwares apenas para windows. No caso de planillhas de excell, para quem está mega acostumado ao excell no windows, é um grande choque. As coisas são bem diferentes e leva um bom tempo para acostumar, sem falar que você fica hooooras procurando como fazer uma coisa simples (tipo colorir uma célula de amarelo) só porque a apresentação é diferente. Dependendo do que preciso, ainda volto ao windows, mas já estou me acostumando com o mac depois de um ano que resolvi migrar de vez para ele!

Bancos: O mac é um grande problema para quem trabalha com bancos ou simplesmente acessa sua conta bancária pessoal pelo computador por causa do Java, que talvez você nem saiba o que é. É um programinha para rodar os bancos ( e outros sites) e de vez em sempre o java precisa ser atualizado e aí vem o problema… O mac  roda apenas com 1 tipo de java desatualizado (para resumir) e os sites dos bancos pedem a atualização do java para funcionarem e aí entra em conflito… Nossa, já passei MUITA raiva com isso… Pois como disse, a maioria dos sites e softwares são feitos para rodarem no windows, que são os computadores mais comuns, e no windows as atualizações funcionam perfeitamente. Para resolver este problema, eu tenho o Bootcamp no meu mac, que já falarei sobre ele a seguir…

Virus: A maioria dos virus, assim como a maioria dos softwares, são feitos para Windows!!! Ou seja, o mac não pega virus! Nem precisa de anti-virus. Bom, eu não sei se é 100% verdade o papo de que não existe virus para mac, mas o meu nunca pegou nadinha e eu nem tenho anti virus…

Integraçao/icloud: A função mais inteligente no mundo: Integração! Para quem tem iphone e gosta de utilizar os apps originais do celular, como calendário, itunes, videos, notas e iphoto é excelente. Pois ao mesmo tempo que você marca algo na sua agenda do mac, no outro minuto já está integrado com seu celular! Você tira uma foto no iphone, e pouco tempo depois já está no iphoto do computador! Você faz uma nota no computador de algo que vai precisar logo depois, como uma lista de supermercado, e sem precisar sincronizar, já está no iphone! É com certeza uma das maiores maravilhas da modernidade. Principalmente por causa disto, sou mega fiel a apple, e mesmo tanta gente hoje em dia falando que o Samsung Galaxy é melhor (e talvez realmente seja), não largo meu bom e velho iphone por causa da sincronização!

Apps Apple: No windows tudo tem um programinha que você precisa baixar (geralmente em sites não confiáveis como baixaki e superdownloads) e instalar, passar por processos de instalação, lembrar onde ele foi salvo, testar se a instalação deu certo e usar. No mac é bem mais descomplicado, você baixa o app geralmente na app store do itunes direto (muitos de graça), clica para instalar e já está instalado! Geralmente nunca dá erro e os programinhas ficam salvos em uma “pastinha” chamada de launchpad, com uma visualização ótima! Nem se comparava as facilidade no Mac neste quesito. E para desinstalar, no mac você precisa apenas arrastar para lixeira e pronto… sem frescura.

windows-xp

Print de tela: Para quem adora salvar uma imagem ou inspiração como eu e muitas vezes não dá pra salvar a imagem com apenas um clique, no Mac é possível fazer um print somente da imagem ou do quadrado que você quer! Nada de dar um print na tela inteira e depois sair recortando com um editor de imagem (aka photoshop), no mac é simples, só apertar Shift+command+4 e salvar o que você quer. É uma das coisas que mais sinto falta quando estou no windows…

Bootcamp: O bootcamp é minha salvação. Eu não sei explicar como funciona, mas na prática é o seguinte, é como se eu tivesse dois computadores no meu computador, um Mac e um Windows. Eu uso sempre o Mac, mas quando tenho alguns problemas no banco, ou preciso usar alguma função de excell que não consegui fazer no mac, eu recorro ao windows no bootcamp. Bootcamp é um acesso para o windows, eu reinicio e entro em um ambiente de windows normal… só pra passar raiva, rsrs, com programas que fecham do nada, iniciação lerda, o computador fica hoooooras pensando…. mas preciso do bootcamp para esses assuntos que infelizmente não consigo resolver no mac.

Mouse com 1 só botão: Os computadores Mac têm o trackpad com várias funcões (você pode abrir o desktop com 4 dedos, passar de um app para outro como se passasse uma página, mostrar todos os apps abertos arrastando 4 dedos para cima, etc) e um magic mouse que faz mais do que um clique também. Apesar de só ter um botão você pode configurar o mouse para funcionar como um mouse do windows, e dependendo de onde você clicar, ele exerce uma função. É muito fácil e prático.

Organização de arquivos:  O mac é incrivelmente bom para organizar arquivos, músicas e fotos. Quando eu fui comprar meu primeiro mac, meu irmão (que já era um mac maníaco e eu vivia perguntando para ele se o mac é melhor, rs) me perguntou se eu gostava do itunes, e eu disse que já tinha uns 2 anos que tinha no meu computador mas ainda não sabia mexer direito, aí ele disse que eu não iria gostar, porque tudo no mac era igual ao itunes. Na verdade é, mas como se está acostumado a trabalhar com o windows, e usa só o itunes como referência de mac, aí fica confuso de compreender a lógica do mac. Quando você muda completamente para o Mac, fica fácil de assimilar a lógica e perceber o quanto é fácil organizar no mac. As fotos vão toooodas para o iphoto e não fica aquele tanto de foto espalhada pelos 4 cantos do computador, como costuma acontecer no windows. Você baixa uma música e ela já vai direto para o itunes… enfim.. fica tudo organizado e no lugar.

Esta foi a minha resenha sobre o Mac, ou pelo menos uma tentaiva de tentar explicar se o Mac é melhor ou não. Hoje em dia, eu não me acostumaria voltar a usar um PC, mas dependendo da tecnologia no futuro, quem sabe…. Já deu pra perceber que eu defendo com unhas e dentes o Mac com ressalvas para a parte séria, a de trabalho, rsrsr.

Espero que tenham gostado! Qualquer pergunta é só falar.

BJs

 

 

 

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Já segue o nosso canal?

Clube de Duas | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner