Baby - gravidez - maternidade - momento maternidade - Reflexões da thieli

8 Dicas da Encantadora de bebês

03/07/13

8 dicas de A encantadora de bebês 

a-encantadora-de-bebes

Eu já comentei aqui que eu considero o livro "A encantadora de bebês" a bíblia das mamães de bebêzinhos. Realmente é um livro-manual de bebês! Ele responde todas as suas perguntas e funciona como um guia, sempre que o Max fica estranho, e volta a acordar a noite, eu consulto a encantadora de bebês – e sempre me dá uma resposta. Quando ele para de comer, tem algum comportamento estranho, eu consulto a encantadora de bebês, e descubro o que está acontecendo.

Eu ganhei o livro rosa, A Encantadora de Bebês – Resolve todos os seus problemas  (livro 2)– quando eu estava grávida do Theo. O livro começava falando que o bebê precisava ter rotina, e ela sugeria uma rotina de 3 em 3 horas que ela chamava de E.A.S.Y.:

  • Eat (comer)
  • Activity (atividade)
  • Sleep (dormir)
  • You (você).

 

O EASY é basicamente uma rotina que você deveria seguir regradamente de 3 em 3 horas, que você alimenta a criança, mantém ela acordada e brincando um pouco, o soninho vem, você coloca pra dormir, e aí enquanto ela dorme, você cuida de você. Exatamente de 3 em 3 horas e inclusive deveria acordar a criança, quando o ciclo fizesse 3 horas, para amamenta-la, brincar, colocar pra dormir…enfim, o ciclo todo novamente, para ela se acostumar com esta rotina.

Como mãe de primeira viagem que tudo é muito louco e muito novo, eu não aceitava acordar o Theo pra mamar, preferia deixar ele dormindo e eu pudesse descansar também, acabei parando no primeiro capítulo do livro.  A rotina do Theo era mais ou menos uma rotina, as vezes acordava uma hora  a mais, uma hora a menos, mamava as 8 da manhã ou as 10 da manhã, não tinha uma coisa muito certa, mas eu achava que estava bom. E na verdade era muito cansativo não ter rotina certinha ( é como nosso almoço, tipo, se você almoça todo dia as 13horas, se almoçar uma ou duas horas mais tarde, você já se sente fora de ritmo).

Além do Theo não se acostumar a ter uma rotina, quando ele reclamava de alguma coisa (sono, fome, dor) eu não conseguia identificar o que era facilmente, porque ele nunca tinha hora exatamente para alguma coisa.

Depois com o tempo, eu percebi o quanto realmente foi difícil não ter uma rotina estruturada para o Theo e com o Max, ele ja nasceu dentro de uma rotininha. Foi beeeeem difícil colocar ele na rotina E.A.S.Y., mas eu consegui e hoje vim aqui pra falar da rotina e todos os outros benefícios que a Encantadora de bebês me proporcionou.

Listei 8 dicas que eu considero as melhores da Encantadora de bebês e espero que sirva para alguma futura mamãe também:

  1. Rotina E.A.S.Y.: Como eu disse, é um pouco difícil de entrar na rotina, principalmente porque a Encantadora de bebês sugere manter o bebê acordado durante a mamada, o que pra mim foi extremamente difícil, já que tanto o Max quanto o Theo mamavam por uns 4o minutos seguidos. Mas, uma vez na rotina, você percebe o quanto facilita as coisas, por exemplo, se a criança já mamou, já brincou, está de fraldinha seca, e está chorando, provavelmente deve estar chorando de sono. Por eliminatória. Além disso, com o tempo, o organismo da criança aprende, que se está tudo tranquilo, se ele ja dormiu por um bom tempo a noite, significa que todos os dias durante aquele horário, é hora de dormir. O bom é ter uma agendinha com os horário da criança. A encantadora sugere que é bom acordar a criança pra mamar, caso ela esteja dormindo, mas tudo tem um bom senso, né? Se o bebê está dormindo ha 20 minutos, não custa nada deixa-lo dormir por mais 20 minutinhos, pra depois amamentar.
  2. Converse com o Bebê e explique tudo: Acho que é fundamental incluir a criança em tudo o que está acontecendo a sua volta. Por mais que o bebê não entenda suas palavras na íntegra, ele sente todo o carinho e atenção que você quer passar. Por exemplo, se for ao pediatra, fale com o bebê o que irá ou o que está acontecendo, por exemplo "Meu querido, vamos sair de casa agora, entrar no carro do papai, vamos até o seu médico que irá cuidar de você, passaremos em uma rua barulhenta, mas você não precisa se preocupar pois mamãe está cuidando de você".
  3. Peito e mamadeira, ao menos 1 vez ao dia: O bebê mama exclusivamente leite materno, no peito, por quatro/seis primeiros meses de vida. Quando você precisa voltar a trabalhar e introduzir a mamadeira, ou simplesmente tirar do peito, o bebê não vai aceitar! Não vai aceitar pois quanto mais velho o bebê, maior suas vontades, e mamadeira não é igual ao peito. Por isto a Encantadora de bebês sugere que desde bem novinho, o bebê tome pelo menos uma mamadeira ao dia, de leite materno ou fórmula. Há mães que não aceitam fórmula de forma alguma, mas se durante todo o dia o bebê é amamentando exclusivamente com leite materno, apenas uma mamada com fórmula, não será problema. O Max não aceitou mamadeira muito facilmente.  Precisei insistir umas duas semanas e troquei de mamadeira três vezes, até ele aceitar. Eu decidi dar a mamadeira na "última" mamada do dia, após o banho às 8 da noite, preparando para dormir. Pois desta forma, ele se alimentava mais rápido, e não adormecia no peito como quase sempre fazia, e logo depois eu colocava ele pra dormir. Com relação ao leite, dependia muito, às vezes Nan, às vezes leite materno.
  4. Aumentar a quantidade de mamadas ao dia para não sentir fome a noite: Quando eu lí isto achei que era piada, e não é. A Encantadora de bebês diz que um bebê precisa de uma quantidade X para se sustentar durante o dia. Por exemplo, supomos que um bebê mame 6 vezes ao longo do dia uma mamada de 120 ml, e acorda mais uma vez a noite para uma mamada de 120 ml. Isso significa que é preciso incluir 120 ml em sua dieta ao longo do dia, diluir a mamada da noite durante o dia. Parece muito estranho, mas funciona! Lógico que não em casos do bebê muito novinho, mas com um mês e meio de vida, o Max já emendava suas primeiras noites, e isto realmente funciona em um bebê que já está com uma rotina estruturada.
  5. Encha o tanque: A encantadora de bebês usa este termo para "refeição robusta" e a "refeição dos sonhos", ela sugere que você alimente o bebê em um curto espaço de tempo antes de dormir a noite, que ela chama de refeição robusta e após o bebê dormir, sem acorda-lo , chamada de refeição dos sonhos. A encantadora de bebês diz pra amamentar por exemplo às 14h, às 17h e depois às 19h, pra deixar a barriguinha bem cheia – encher o taque-, e depois amamentar com a refeição dos sonhos (de preferência na mamadeira) sem o bebê acordar.  No caso do Max era o seguinte, ele mamava às 4 da tarde, depois as 6 e depois as 8 da noite. E a refeição dos sonhos às 23 horas. Foi um pouco difícil introduzir a refeição dos sonhos, ele não mamava sem estar acordado, mas depois de insistir por uma semana, ele aceitou a mamadeira as 23h, e só acordava lá pras 5 da manhã. Com 2 ou 3 meses, não precisei mais dar a refeição dos sonhos, pois com a rotina, Max já dormia a noite toda, mas a Encantadora de bebês sugere tirar a refeição dos sonhos com 8 ou 9 meses.
  6. Ritual do sono / 4S (Preparar a Situação , AgaSalhar, Sentar-se, Silenciar): Para o bebê entender que está chegado aquela hora que ele irá dormir a noite toda, ele precisa de um ritual, uma rotina para aquele momento. A Encantadora de bebês chama de 4S, onde você prepara a Situação, apaga as luzes do quarto, acende uma luz azul, toca uma canção de ninar, algo que faça o bebê saber que aquilo é o primeiro sinal que a hora do sono está chegando. Depois agaSalhar o bebê, literalmente embrulhar o bebê numa manta, fazer um charutinho de bebê, bloquear os movimentos das mãos e dos pézinhos, pois os bebês precisam estar bem "apertadinhos" para se sentirem aconchegados, lembrando a posição uterina (parece que não, mas é uma suuuper dica). Sentar-se, depois de fazer o charutinho de bebê, sente-se com ele no seu colo e fiquei com ele alí, sem balançar, sem bater no bumbum, pois assim, sem "sacudir" o bebê pra dormir, é mais fácil ele aprender a dormir sozinho. Silenciar: fazer o Shhhh
  7. O Shhhh: O shhhhh é simplesmente a mais incrível invenção do mundo dos bebês. É meio automático, a gente pega um bebê no colo e já começa a cantar uma musiquinha com "siiiiiiiiii", mas na verdade, deveria ser Shhhhhhhhhhhhhhhh, longo e estável.  O shh imita o som do útero e além do mais, é um som tão forte para os ouvidinhos dos bebês, que quando você começa a "cantar" o shhh, por mais barulho que esteja no ambiente, por mais que a criança esteja chorando, ele para tudo pra prestar atenção no Shhh. É realmente um barulhinho incrível para o bebê e acalmador instantâneo. Necessário desde o dia que o bebê nasce. Mesmo que ele não pare de chorar na hora, mantenha o shhh que uma hora ele vai ouvir
  8. Acordar para dormir: Parece estranho, mas é outra excelente dica da encantadora de bebês. Geralmente, à partir dos três meses, os bebês já tem a capacidade de dormir a noite toda, mas por um motivo ou outro, o bebê passa a acordar todos os dias no mesmo horário (geralmente é as 3 da manhã), não por fome, não por dor, não porque perde o sono, mas simplesmente por hábito. A Encantadora de bebês sugere uma dica maluca mas que funciona: Acordar o bebê uma hora antes do horário que ele costuma acordar para quebrar o hábito e fazer ele dormir de volta. Não é necessariamente pegar o bebê no colo e sacudir até acordar, é dar uma leve acordada, sem mesmo que o bebê desperte. Por exemplo, trocar a fralda, que faz o bebê querer acordar, mas ele continuará dormindo. Como o bebê já acordou uma hora antes do previsto, ele não irá acordar depois – pois você quebrou a rotina dele. E como você faz pra acordar??? Talvez esta seja a parte mais difícil, rsrs, você precisa colocar o despertador pra tocar, rsrsrs. Mas se você pensar, é melhor acordar por ums 5 dias e fazer esta tentativa, do que ficar por mais um mês acordando toooodos os batdias naquele mesmo bathorário, rsrs.

 

Bom gente, estas com certeza foram as dicas mais incríveis que a encantadora de bebês me "passou" e que mais me ajudaram enquanto o Max era bem bebê.

E você? Já leu o livro? Considera alguma outra dica importante que faltou aqui? Já testou alguma destas dicas?

Espero que de alguma forma eu possa ajudar futuras e atuais baby mamys, maaaasss, se puderem, comprem o livro, é uma leitura essencial para futuras mamães.

Bjsbjsbjs

Deixe um comentário
  • Avatar Paula Zanotelli disse:

    Thi! vc é demais! seus posts são tão explicadinhos, tão bem feitinhos, que eu, que nem tenho filho ainda, amo ler e aprender com vc!!! sei que qdo tiver, vou voltar aqui e ler de novo, com o mesmo carinho e atenção, pq são dicas super preciosas! continue nos dando mtasss dicas! adoro seus posts!!!! beijinhos

    • Thieli Thieli disse:

      Hahaha, obrigada Paula!!! Mas pense agora soooo no casamento!!!! Nada de filhinho agora, rsrsrs bjs

      • Avatar raquel disse:

        Oiii, percebi que você é bastante atenciosa, e tem ajudado muitas mamães. Estou grávida de Gemeas. Estou de 8 meses e bastante preocupadas. Amanhã vou comprar o livro, porém com 2 bebes estou com medo de não conseguir fazer essa rotina. Vc teria alguma dica para o meu caso? Pode me responder por email? [email protected]

        • Avatar Thieli disse:

          OI Raquel, realmente é bem dificil sim, se é com 1, imagine com 2!!! Não tenho nenhuma dica em especial porque nunca passei por esta situaçao, mas ja ouvi dizer que gemeos geralmente sao bem sincronizados, dormem, acordam, sentem fome, tudo na mesma hora. Aconselho vc ter alguem pata ter ajudar pelo menos pelos 3 primeiros meses, por que sozinha deve ser muito dificil. boa sorte e uma boa hora.

        • Avatar Carolina disse:

          Oi Raquel, estou conhecendo o livro da encantadora agora e tentando adaptar os meus gêmeos, que já estão com 4 meses e meio, na rotina. Gostaria de saber se você conseguiu colocar seus gêmeos na rotina, pois não conheço ninguém com gêmeos que siga qualquer rotina.

          Pelo tempo do post, seus gêmeos já nasceram, né?!

          Bjus,

          Carolina

          • Avatar Carolina disse:

            Por favor! Aprovem meu comentário!!!! Estou com um casal de gêmeos tentando implementar a rotina!!! Obrigada!!!

          • Avatar Thieli disse:

            Carolina, seu comentário está aqui, aprovado.
            Nao sou mae de gemeos pra dar dicas, mas a maioria das pessoas com gemeos que converso, dizem que os dois têm uma sincronia e seguem a rotina juntos…
            bjs e boa sorte

        • Avatar Paola disse:

          Oii Thiele! Mto legal seu relato..  Tô com dificuldades com a minha bebê tem 2 meses. Não consigo fazer els tirar as sonecas a tarde. Qdo a gente pensa q vai engrenar acorda 5 minutos depois chorando desesperada olhos bem abertos. E a noite ela apaga na décima tentativa de colocar na cama pra dormir lá por 2, 3 da madrugada.  bem cansativo.  E por não sestiar a tarde ela fica enjoada chorosa.  Não para na cadeirinha nem no berço pra brincar. Ainda tem conserto?  Hehehe 

          • Avatar Thieli disse:

            Olá Paola, nesta idade muito provavel que todo este choro seja FOME. Confira com a pediatra se ela est;a ganhando peso suficiente, pois um bebê que está suficientemente amamentado nesta idade, nao é de ficar chorando muito nao.

            beijos e boa sorte

  • Avatar Daniele disse:

    Oi Thi! Já bem íntima….rsrsrs
    Bom meu baby já está com 4 meses, voltei a trabalhar tem uma semana, a rotina está complicada. Não estou conseguindo fazer tudo no horário. O bichinho anda acordando 2 x na noite, a 1:00 e as 5:00, isto pq tenho que levantar as 6:00. Vou tentar estas diquinhas de hoje. Estou amamentado com seio exclusivo, estou acabada!!!!!!!!!!!!!!!!! Help me please!!! Passe mais dicas do livro!!!! Adoro o blog. Beijos

    • Avatar Thieli disse:

      Oi Daniele, que período difícil hein!!! Te aconselho ler o livro, realmente você tira cada dia boa de la, que vale a pena tirar pelo menos 20 minutinhos do dia para ler. Eu aconselharia vc tentar dar uma mamada mais cheia a noite, lembra do que eu escrevi ali em cima? proximo da hora de dormir, diminua o tempo entre a mamada, talvez segure a barriguinha dele. NO caso de acordar as 5, talvez já seja um horáriozinho que ele já tenha para acordar, você primeiro tem que tentar fazer ele passar direto por 1h, pra depois tentar fazer ele passar direto pelas 5h. Mas veja bem, tudo influência, a hora que vc coloca ele pra dormir, como você coloca ele pra dormir (se reduz o ritmo) e como ele dorme. Se vc nina ele pra dormir, muito provavelmente quando ele acorda, ele até poderia voltar a dormir, mas como ele nunca dormiu sozinho ou "nao sabe dormir sozinho", precisa chamar vc pra colocá-lo pra dormir. Entendeu? Espero que ajude, bjs

  • Avatar Leka disse:

    Adorei essa versão nova com top 10 maternidade.. amo seus posts.. você explica realmente muito detalhadinho e isso me ajuda muito… Bia dormia a noite inteira desde os 3 meses.. e agora com quase 5 voltou a acordar todos os dias sempre o mesmo horário (entre 4 e 4 e meia da manhã).. To tão triste com isso.. tenho esse livro encantadora de bebês mas confesso que não li nem a metade.. pois ando sem tempo com o finzinho da faculdade.. Lembro que voce postou isso e eu ainda tava grávida.. e entao corri aqui pra tentar achar agora rsrsrss adoreeeeeeeii as dicas, vou tentar fazer essa de acordar para dormir.. e aumentar a quantidade de mamada no dia pra ve se dá certoo!! Depois conto.. Beijoooo

  • Avatar Ana Neves disse:

    Oi! Gostei muito das dicas que você postou, e como mae de primeira viagem com um bebê de 40 dias estou entrando em desespero. Meu bebê dorme super bem durante o dia, mas chega a noite é uma loucura. Ele não dorme mais do que 2hs direto, acorda chorando e eu acabo pegando e colocando ele no peito. Durante o dia ele não tem horário para mamar, mama em livre demanda.

    Já tentei fazer a técnica do charutinho mas com ele não rolou. Ele é um bebê agitado e nervoso.

    Minha esperança é que depois dos 3 meses essa “fase” passe e eu consiga dormir :,(

    Abraços

    • Avatar Thieli disse:

      Ana, pelo que você me falou, ele parece estar trocando o dia pela noite.
      Como vc nao quer seguir a rotina de 3 em 3 horas, é bom você ficar atenta ao tempo que ele dorme durante o dia. Deixe apenas tirar um cochilo leve durante o dia, mesmo sendo irresistível deixar ele dormindo enquanto vc pode dormir tbm ou ter tempo de fazer outras coisas. Ah, enquanto ele dorme, nao deixe o ambiente muito escuro, deixe no claro, para ele começa a difeenciar dia da noite.
      bjs

  • Avatar Talita disse:

    Oie!! Vc faz a refeicao dos sonhos antes ou depois de trocar a fralda!?!? O bebe n acorda!?!

  • Avatar Juliana disse:

    Menina! Parabéns pelo seu blog. Simplesmente devorei suas dicas! Já li o livro azul da encantadora de bbs e achei ótimo. Mas suas dicas foram maravilhosas e encorajadoras! Estou com uma bbzinha de 1,5mes e estou tentando fazer com q
    Ela durma sozinha no berço. Já estou no terceiro dia e não está sendo fácil mas eu vou conseguir!!! Obrigada e parabéns!!!

  • Avatar Anelise Valles disse:

    Oi Thi,
    Não tinha lido esse post ainda, muito bom!!
    Como falei na outra mensagem, estamos tendo problemas no sono diurno.
    Essas dicas da Encantadora de bebês devem ser seguidas durante o dia também?
    Tipo, os 4s, vc colocava no charutinho de dia também?
    Como vc ensinou o max a dormir de dia?
    Obrigada
    Abs
    Anelise

  • Avatar Renata disse:

    Adorei as dicas, não fazia ideia de muitas coisas, como SHH por exemplo. Achei que era apenas uma resposta natural das mães ao ver a aflição dos bebês. Amei o artigo, já repliquei pras minhas mamães amigas. Adoro o blog de vocês, sempre muito interessante e com uma escrita fácil e dinâmica. Beijinhos e muito sucesso!

  • Thi bom dia, mto bacana seu post. Meu baby esta com 17 dias e esta complicado so diquei sabendo do livro qgora e ja encomendei, mas ir tentando colocar ordem antes dele chegar tenho umas duvidas?
    Mesmo durante o sono do dia vc faz o charutinho e faz processo do 4s? A mamadeira da noite vc dava com ele deitado sem acordar? Mas vc pegava ele para arrotar ou nao?
    Mto obrigada

  • Oi Taciane, fazia o charutinho e o 4s, as vezes ele nao aceitava o charutinho.
    A mamadeira da noite eu dava sem acordar, só levantava a cabecinha para não engasgar.

  • oi…
    estou com um mega problema…
    bom meu bb fez 2 meses dia 14 agora e so quer dormir comigo e de rede…
    no 1 mes ele sentia muuuuuuita colica e devido a isso deixava ele dormir em cima da minha barriga pra aliviar…
    enfim,a colica foi embora e agora ele n quer dormir só e chora mt de sono mais passa o dia todo a dormir…me ajude por favor!

  • Avatar Geovana Lima disse:

    Nossa amiga eu fazia isso mas depois passei a colocar minha baby sozinha na rede e cantava assim ela se acostumou a dormir sozinha .

  • Tenta o ritual dos 4S e do Shhh, comigo funcionou bem. bjs

  • Avatar Raquel disse:

    Minha bebê tá com 5 meses e meio e ainda acorda de 3h em 3h para mamar. Ela mama leite materno exclusivamente. Estou tentando fazer essa rotina e gostei da dica da refeição dos sonhos,iniciei no primeiro dia ela tomou as 23h a mamadeira com o nan,mas estou no terceiro dia e ela não quer pegar mais. Que sufoco, fiquei tão alegre no primeio dia, agora tô tão preocupada.

  • Avatar Nani disse:

    Olá gostei muito das dicas, estou com um bebê de 2 meses e gostaria de saber se ainda dar tempo de inserir essa rotina, pois ele acorda 3 vezes a noite pra mamar.

  • Avatar sheila disse:

    Nossa eu fazia o 4s e bem sabia que tinha essa nome e nem que tinha um livro falando sobre o assunto. Mas é muito interessante para as mães que tem dificuldade em por rotina no bebê. Bebe quando tem rotina se sente seguro porque ele sabe o que vai acontecer.

    • Avatar Thieli disse:

      Oi Sheila, acho que no geral, as maes fazem assim, mas acabam fugindo da rotina por alguns incomodos das crianças, por exemplo gases, aí muda a rotina, mas mal sabem elas que se mantiverem na rotina, seria bem melhor.
      adorei seu comentario
      bjs

  • Avatar marina disse:

    Olá, preciso de uma ajuda!! tenho um bebe de um ano e 3 meses e ele simplismente não dorme a noite até semana passada ele acordada até 04 vezes chorando a noite e pede peito..(ele mama ainda) agora que ele foi para a escolinha a tarde , achei que ia ficar mais cansado ..ele agora acorda de 30 em 30 minutos… estou muito cansada e não sei mais o que fazer. Ele acorda e pede logo colo e peito. Eu trabalho o dia todo em horário de almoço em casa, vejo ele de manha e depois somente a noite.

    • Avatar Thieli disse:

      OI Marina, nossa que difícil! Ele deve estar sentindo aquela "dor da separação", que é quando a criança não quer desgrudar da mãe porque sabe que em breve ela vai sair. Não sei como te ajudar, ele precisa ter mais confiança, colocar ele na rotina de 4 em 4 horas, fazer a tecnica do shhh e dos 4S vai ajudar. Aqui são apenas algumas dicas, seria interessante pra você comprar o livro rosa da encantadora de bebês, vai te ajudar muito!
      Boa sorte
      bjs

  • Avatar Stefani Porto disse:

    oi, tenho uma bebe de 70 dias não consigo fazer ela dormir sozinho pq ela dorme comigo pq se engasga muito e morro de medo dela se engasgar e eu não ver se ela estiver no berço, será que mesmo assim consigo ensinar ela a dormir sozinha…me ajude, obrigada.

  • Thieli Thieli disse:

    Oi stefani, siga sempre seu coração, se não achar que é o momento, aguarde um pouco mais, beijos

  • Thieli Thieli disse:

    Oi! Coloque na busca do blog “como ensinar um bebe a dormir sozinho” que tem um post pra vc! Beijos

  • Oi, será que a dica 8 serve pra bebês de 1 ano e 3 meses?
    Meu João acorda a noite entre 3, 4 hs me chamando. Tem o vício de fazer de meu peito chupeta. Dorme no qusrto dele e vou até a ele deitar com ele e voltar pra cama assim que ele dorme. Tem como resolver esses vícios?

  • Avatar Carla Medeiros disse:

    Oi tenho uma bebê de quatro meses que por nascer prematura tinha que acorda-la de duas ou de três em três horas para comer. Só que ela se acostumou com isso; de dia dorme ao todo cerca de cinco horas; a noite de seis e meia ela já tá abusada com sono. Tem dias que dorme as seis e meia e dias que dorme as oito e meia. O que acontece é que ela acorda as 10 ou 11 e depois de duas em duas horas até as cinco da manhã. Não sei o que fazer tem noites que são quatro mamadeiras. Sonho no dia em que ela vai acordar uma vez a noite. Se você pudesse me ajudar ficaria grata.

    • Avatar Thieli disse:

      Oi Carla, pelo que vejo ela não tem uma rotina, mas por mais dificil que seja, vc tem que colocar ela numa rotina, te aconselho comprar o livro encantadora de bebês, vai te ajudar muito, beijos

  • Avatar Cristiane disse:

    E a troca de fraldas noturna? O bb vai ficar “assado ” para a comodidade e sono dos pais?

  • Ola, meu filho está com 4 meses, com 3 ele começou a dormir a noite toda, mas há duas semanas ele chora toda vez q a chupeta cai a noite. Estou ficando morta Pq levando umas 7 vezes por noite o colocar a chupeta. Como acabo com isso?

  • Thieli Thieli disse:

    Oi Patricia, provavelmente ele está acordando espontaneamente e chora pq não esta como na hora que dormiu e não consegue voltar a dormir sozinho, aí te chama e vc acha que “é só a chupeta”. No livro ensina técnicas para ensinar o bebe a dormir sozinho, desta forma, se ele acordar a noite irá voltar a dormir sozinho, sem chorar . De uma olhadinha no livro, beijos

  • Avatar Beth Sales disse:

    Oi Patricia eu estava lendo sobre isto no livro azul, a Encantadora diz que não é errado usar a chupeta para dormir, desde que isso não se torne um acessório, ou seja ela dependa dela pra continuar dormindo, você pode usá-la apenas para ele pegar no sono e mais ou menos depois de uns 6 a 7 minutos quando a chupeta cair ele continuar dormindo se isso não acontecer vc tira a chupeta, ela também diz no livro que se a chupeta estiver atrapalhando a soneca é porque ela já virou acessório então vc deve encontrar outra forma para ele relaxar como ir dando batidinhas no bumbum, depois do terceiro dia ele vai encontrar outra forma para relaxar. Eu estou usando a chupeta também no começo queria que a minha bebe dormisse com a chupeta ,mas como tem apenas 1 mes toda hora a chupeta caia e lá ia eu depois aprendi demora mis ou menos 20 minutos pra criança cair no sono de verdade quando a chupeta cai eu tiro dali se ela resmunga eu volto e espero mais um pouquinho da próxima vez que cai eu afasto a chupeta até que enfim ela realmente durma, mas sem a chupeta…espero tê-la ajudado…

  • Ola, meu bebe tem 10 meses e nao dorme bem ate hj, ja errei muito, dormia no peito e colocava ele no berço, acordava a noite toda e eu ninava ele, sofri muito, aprendi a deixar chorar para nao acordar mais, fiz e deu certo mas nao conseguia por ele no berço acordado, tem 2 dias que consegui, mas mesmo assim ele acorda 2 vezes a noite e tenho que ir la dar tapinhas no bumbum p ele dormir de novo, o que eu faço?

  • Vou tentar com minha filha que já tem dez meses e não dorme no berço! Obrigada!

  • Avatar Suelen disse:

    Como acordar o bebê durante as mamadas? O meu não acorda de jeito nenhum…..ai ele dorme durante o dia e dá um baile de noite.

    • Avatar Thieli disse:

      Oi suelen, é mesmo muito difícil, o ideal, é não deixar a criança nem dormir. Ou tirar do peito, que ele acorda, e depois de acordadinho, volta pro peito. beijos

  • E se durante o show, o choro enlouquecidos não parar? O que fazer?

  • Avatar Roberta Rampineli disse:

    Olá, tenho um bebê de 3 meses, o Lucas. Gostaria de saber se o ritual dos 4s ainda dá para aplicar nele. O Lucas só dorme no colo, preciso ninar ele sempre para dormir. Só esta mamando no peito. À noite ele está acordando muito e não consegue pegar no sono sozinho, aí preciso pegar ele do berço e niná-lo novamente para ele conseguir dormir 🙁

  • Avatar Ludmila David disse:

    Olá, vi que tem mais de um livro da encantadora de bebês, qual o nome de todos eles? E qual vc indicaria pra bebe de 1 mês? Pois meu bebe acorda todos os dias as 3 da manhã e não dorme, luta contra o sono e quanto dorme acorda 5 min depois chorando… E só vai dormir de novo lá pra 11 horas da manhã!

  • Avatar vanessa disse:

    oi, muito legal seu blog!! estou querendo criar uma rotiina pra minha bb, ela vai fazer tem 25 dias, mas tem tanta gente dando pitaco que estou perdida. Quero estabelecer uma rotina nossa, além disso ela só dorme mamando no peito ou no colo, é muito cedo pra ensinar a dormir sozinha no berço?

    • Avatar Luciana disse:

      Vanessa, aqui em casa nosso bebe foi para o berço com 20 dias – por orientação do pediatra (mas eles divergem muito).
      Durante uns dias antes de ir para o berço eu deixava ele lá durante a manhã, para se 'acostumar'.
      E o mesmo 'resmungo' que fazia no carrinho para mamar ou trocar fraldas, faz no berço. Colocamos uma babá eletrônica – para o caso de não acordar para dar de mamar, ou algum engasgo/barulho estranho.
      Para nós foi ótimo, pois as trocas de fraldas são no trocador no quartinho dele, tudo no lugar certo (antes minha cama vivia com xixi que escapava.. kkk.. ou eu tinha que levantar para buscar roupa para trocar se a fralda vazava).

      Faça o teste, o nosso deu certo e estamos muito felizes e seguros. O bebe dorme bem e no seu ambiente.

  • Thi, adorei as dicas. Ainda não sou mãe, mas tenho esperança de conseguir ser um dia. Sou adepta a essa questão de rotina para os bebês e para as crianças. Roberta Lima, se ainda não tomou conhecimento desse livro "A encantadora de bebês" por Tracy Hogg, procure saber e pode ser que você goste, porque eu adorei!!!

  • Thi, adorei as dicas. Ainda não sou mãe, mas tenho esperança de conseguir ser um dia. Sou adepta a essa questão de rotina para os bebês e para as crianças. Roberta Lima, se ainda não tomou conhecimento desse livro "A encantadora de bebês" por Tracy Hogg, procure saber e pode ser que você goste, porque eu adorei!!!

  • Usei todas essas dicas desde que chegamos da maternidade. SUPERFUNCIONOU!!! Com um mês a Luiza já dormia a noite toda! #AmoaEncantadoradeBebês

  • Avatar Ivan Carvalho disse:

    Oi Thieli. Meu está completando 40 dias hoje e completamente sem rotina. Mama o dia todo, sem horário certo, durante o dia da uns cochilos e a noite só dorme no máximo 2 horas, ai acorda pra mamar, sendo que ele só dorme no peito. Vocè acha que da pra eu iniciar essa rotina? Estou me sentindo esgotada fisicamente, sem contar q pareço um zumbi.

  • Avatar Igor Bretas disse:

    Eu nao estou entendendo o que seja a refeição robusta ?

  • Avatar Lory Carrard disse:

    Bom dia Thi, meu bebê está com 8 meses e até hoje ele só dorme no peito e na cama comigo, decidi tirar ele do peito e da cama mas ele já vem com essa rotina desde que nasceu, ele dorme sempre a meia noite e acorda as 10:30am

  • Avatar Lory Carrard disse:

    E fica mais complicado ainda pois eu faço faculdade a noite e quando chego em casa ele quer brincar comigo pois ele ainda está acordado

  • Olá tenho um casal de gemeos 35 dias, a menina é bem agitada e chora muito a noite, o menino é mais tranquilo. Dormem bem durante o dia mais depois da 00:00 fica tenso aqui em casa. Como estabelecer uma rotina para os gêmeos? Eles tomam fórmula. Obrigada bjsss

  • Avatar maria helena disse:

    Boa tarde,
    Thieli tenho algumas duvidas , sou mae de gemeos eles tem 1 mes comecei estabelecer uma rotina pra eles pois eles estavam acordando a noite de 3 em 3 horas e isso esta me deixando exausta pois sao dois bebes rsrsrsr li seu blog gostei muito e comprei o livro da enquantadora de bebes, quero saber dessa parte encha o tanque se funciona? e se eu manter a rotina de 3 em 3 horas durante o dia eles nao vao querer acorda a noite pra mamar, pq durante o dia estou dando de mama de 3 em 3 horas.

  • Olá tenho um menininho do 9 meses. E só dorme comigo e grudado no peito. Ele acorda várias vezes querendo peito, ele já come, porém não toma nenhum tipo de fórmula.

  • Amiga me ajude como vc fez pra sua filha dormir o dia todo?? Me ajude meu filho tem 2 meses e ainda acorda bastante!!

  • Avatar Adriana disse:

    Oq eu devo fazer para tira do meu bebe o constume q ela aprendeu de só come dormindo. Me ajundem por favor

  • Avatar Carina disse:

    Esse livro me salvou em 2011 quando tive meu primeiro filho.  Seguia tudo a risca e nunca tive problemas.  Foi uma tranquilidade! !!!!!!!! Ainda mais que não tive ninguém para me ajudar e meu marido trabalhava em outra cidade. 

    Agora estou grávida novamente e vou reler.  Fiquei fanática pelos livros e tenho os 3 – azul, rosa e verde.  O último para crianças de 1 a 3 anos.  Um pouco repeteco mas mesmo assim ela introduz coisas novas. Bjos. 

  • Avatar Paula disse:

    Olá, 

    Meu bebê já esta c um ano e dez meses. O q ocorre é q desde nascido n dorme a noite inteira. Já tentei de tudo… Já dei sintocalmy q n adiantou e ainda deu uma alergia nele. Dei sonin, n adiantou. Na realidade o sonin deixa o sono dele mais pesado pq o sono real dele e muito, muito leve. Mas mesmo deixando o sono pesado ainda acorda três vezes na noite. C a ultima acordada tendo q dormir na cama comigo pq já n tem mais sono e eu n aguento esperar mais ele dormir. Os sonos dele a noite são de duas horas no maximo. E a tarde tira uma soneca de no maximo meia hora. Só dorme melhor se dormir apos uma hora da manha e acorda apos as dez. Nesse período como disse acorda umas três vezes…

    Os pediatras q passei n se importam. Dizem q é normal… Normal?? Um bebê q tem até olheiras? Agitado demais, bravo…

    Bom já fez ate exame p saber se tinha distúrbio de sono e n acusou ND. N sei mais o q fazer. Me ajude se puder. Agradeço.

  • Como faço para que meu filho pare de chupar bico ele tem 8 meses?

  • Acho um absurdo o que esse livro ensina. Mas enfim, cada cabeça uma sentença.

  • Avatar Juliana disse:

    Ola tudo bem?

    Meu bebê está com 10 meses e ainda da muito trabalho para dormir, você acha que a leitura do livro pode me ajudar ou é voltado apenas para bebês menores?

  • Avatar Leo Dantas disse:

    Olá! MInha filha vai nascer daqui a alguns dias. Já comecei a ler o livro e tenho algumas dúvidas.
    1 – Se, ao acordar para mamar, o bebê estiver sujo de cocô, devo limpá-lo antes ou dou a mamada primeiro?
    2 – Como saber a quantidade de uma mamada no peito "regular" e uma "robusta"?

  • Avatar Leide disse:

    Adorei o post

    Minha bebê tem 1 mês e meio e não dorme no berço… quando coloco no berço dormindo, não dá nem 5 min e ela acorda chorando… só dorme mesmo se estiver na cama com a gente.. o que eu faço??

  • Avatar Dária disse:

    Como VC faz para o BB de tres meses dormir no berço…. Coloco no berço acorda… Nao fica de jeito nenhum… 

  • Avatar jocelia disse:

    Amo seus artigos contém ótimas informação vai ajudar muitas mamães

  • Avatar Paula Matias disse:

    Oi Thieli. To adorando seu relatos. Minha bebê está com 4 meses e estou querendo estabelecer a rotina dela. Até hoje não consegui pq ela mama em livre demanda e algumas mamadas complemento com fórmula. Nem sempre ela aceita a fórmula mas depois de 1h30 já quer mamar de novo. Não dorme sozinha de jeito nenhum. Fazemos cama compartilhada e se eu tiver que levantar ela se sente sozinha e acorda. As sonecas são somente no colo. Se colocar na cama ela acorda. Meu maior problema é fazer ela se sentir segura estando sozinha. Alguma dica?

  • Avatar Fernanda disse:

    Tô desesperada não aguento mais meu bebê só dorme no colo, e ele acorda a noite inteira literalmente toda hora estou exausta….. Me ajuda???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Já segue o nosso canal?

Error type: "Forbidden". Error message: "The request cannot be completed because you have exceeded your quota." Domain: "youtube.quota". Reason: "quotaExceeded".

Did you added your own Google API key? Look at the help.

Check in YouTube if the id PLJ4VbbF_Z-d74BwXPHSJcg-Y0aN71-MIZ belongs to a playlist. Check the FAQ of the plugin or send error messages to support.

Clube de Duas | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner