Receitas

Receita: Penne All’Arrabiata

26/04/13

penne-allarrabiata2

Gente, estou AMANDO a integração com minhas leitoras via Instagram, acaba que muita coisa que posto aqui são pedidos das leitoras após eu postar algo no Insta, foi assim com o post dos apetrechos de carro de mãe, o post da adega, e este é mais um post solicitado via Instagram: A Quinta Gourmet.

Minha história com a culinária nunca foi muito amiga. Eu já morei sozinha, mas nunca me virei na cozinha, sempre recorria aos congelados, e mesmo depois de casada, até tentei, mas nunca obtive grandes triunfos na cozinha. A verdade é que as poucas vezes que eu tentei fazer algo na cozinha eu tinha me dado mal, tipo, sempre queimei ovo, me queimei, me cortei, quase coloquei fogo na cozinha, enfim, uma tragédia! Teve uma vez que eu quase explodi o forno!-

Eu já tinha quase me acomodado a situação de que eu nunca daria certo na cozinha, porém eu comecei a sentir vergonha da situação.  Se o Theo estivesse com fome e não tivesse nada na geladeira, eu não sabia me virar, quando as pessoas me perguntavam se eu gostava de cozinhar pra fazer um jantarzinho, essas coisas, e até pra mim, se eu quizesse fazer algo que me dava vontade, seja por gula ou por querer comer algo mais saudável, eu não sabia nem por onde começar! Enfim, eu sentia vergonha desta situação, foi aí que arregacei as mangas e fui atrás do que queria aprender.

Eu aproveitei uma época em que a Cida (que trabalha na casa da minha mãe ha 16 anos e estava me ajudando com o Max recém nascido) estava na minha casa, e após colocar o Theo e o Max pra dormir eu ia pra cozinha. Fui aprender o básico, desde temperos até fritar uma carne. É lógico que o que ela me ensinou foi apenas a base. Aprendi a fazer uma comidinha para que na hora que meus meninos sentissem fome resolvesse o problema, aprendi a fazer uma sopinha para o Max, aprendi a fazer um macarrão mais elaborado e um arroz de forno, entre outras coisas, mas isto foi me impulsionando a querer aprender mais. O legal é que eu comecei a pegar confiança, passei a não queimar tudo, o sabor ficava muito bom, eu passei a acreditar que até que enfim eu e a cozinha estávamos nos entendendo!

A cada comida pronta, que o sabor saía exatamente como eu gostava, eu ficava mais empolgada com meus dotes culinários, porém, era difícil ir pra cozinha, tipo, desbancar minha empregada e dizer : “eu vou fazer o prato de hoje”. Por isso eu “inventei” a Quinta Gourmet. Um dia especial para eu ir pra cozinha, pensar num prato interessante, comprar os ingredientes, e ir aprimorando meus dotes culinários, porque este negócio de cozinhar de vez em quando, ia acabar que eu nunca ia cozinhar e quando fosse para a cozinha, iria fazer uma comida muito da ruim.

O legal é que a cada prato pronto, te deixa mais animada a tentar coisas novas. É lógico que já queimei comida neste meio tempo (comecei com isto depois do carnaval),  já fiz quantidade menor do que esperava e maior do que precisava, já usei um produto achando que era outro, mas é isto mesmo que vai nos fazer aprender e nos tranformar num verdadeiro cheff (ah, tá…rsrsrsr). As receitas eu mesmo pesquiso em livros ou na internet, e procuro uma que e encaixe no que eu consigo fazer e nos ingredientes que eu gosto de usar.

Tenho que contar que tem sido bem divertido, pois eu e Caco vamos pra cozinha, enquanto isto abrimos um vinho, e vamos conversando e cozinhando e fazemos um final de quinta maravilhoso juntos. Às leitoras casadas, incentivo muito que criem uma noite como a minha Quinta Gourmet (virando #projetoquintagourmet em 3, 2…), com certeza é uma terapia de casal! rsrsrsrs

Hoje eu vou apresentar para vocês uma das receitas que eu tirei de um livro de receitas italiana, chama-se Penne All’arrabiata. Eu vou passar a receita na íntegra e mostrar os itens que substituí.

IMG_7092

 

Penne All’arrabiata é um prato típico italiano, feito com massa tipo penne, coberta com um molho feito de alho, tomates de chilli, refogado com azeite e com salsa picada por cima.  O molho é chamado All’arrabiata por causa da pimenta forte que contém (arrabiato, em italiano, significa irritado ) – Molho ao irritado? rsrsr – Fonte: Wikipedia

Ingredientes para  servir duas pessoas:

  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 pimentas vermelhas (eu não tinha e substituí por pimenta do reino)
  • 200gr de toucinho em cubo (substituí por linguicinha bem picadinha)
  • 1 dente de alho amassado (usei o tempero pronto)
  • 2 tomates picados em cubos (eu fiz com 2 e com 3, achei que com 3 tomates ficou melhor)
  • 7 colheres de vinho branco seco (não usei)
  • 400 gr de macarrão penne
  • um punhado de salsinha picada
  • Parmesão ralado para servir

Modo de preparo

  1. Aqueça o azeite numa wok grande (uma frigideirona, sabe?). Junte a cebola e refogue em fogo brando por 3 minutos, mexendo sem parar, para não escurecer.
  2. Incorpore os tomates e o vinho branco. Diminua o fogo e cozinhe por mais 15 minutos, até o molho engrossar. Reserve, mantendo aquecido. (reserve é deixar quietinho, tá?)
  3. Cozinhe o penne com bastante água fervendo com sal (para esta quantidade, eu costumo colocar 1 colher de sopa cheia de sal), seguindo as instruções da embalagem, até ficar “al dente” ( é aquele ponto em que a massa não está nem mole, nem duro, está no ponto certo). Escorra e misture com o molho quente e a salsinha picada. Sirva polvinhado com o parmesão ralado.

Aí, depois disto, você já pode abrir a Cantina da Dona Fulana #quintagourmet hehehe

O mais “difícil” é preparar os ingredientes, depois é tudo super fácil. E vou falar uma coisa, fica maravilhoso o prato!!!!!!

Espero que incorpore muito sabor e amor à Quinta Gourmet de vocês!!! Se postarem no insta, não esqueçam de me marcar (Thielimartinelli) e por a hashtag #quintagourmet.

bjsbjsbjs

Deixe um comentário
  • Água na boca em plena 8 da manhã! Isso é maltratar as leitorinhas! rsrs!
    Vou fazer sábado gourmet com o namorado, vale? rsrsrs!
    Adorei, adorei! Bjs!

  • Avatar Juh Pignaton disse:

    Achei S.U.P.E.R!!
    O pessoal aqui em casa é chato com comida.
    Então tenho noites gourmet com a minha vozinha!!Escolho a receita,compro tudo e vou pra casa dela!! =)
    Eu cozinho,a gente come,conversa,depois assiste filme!!Meio como você e o Kako,mas com a minha querida Vozinha…hehehe…
    bJuh

  • Avatar bia disse:

    Queria sugerir um post : "como dar conta d fazer tantas coisas"…kkkk Sério mesmo thieli, da umas dicas, pois nem filho tenho ainda e nao me sobra tempo pra quase nada….
    bj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Já segue o nosso canal?

Clube de Duas | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner