enxoval de bebê - gravidez - Lifestyle - maternidade

A hora do sono e sua importância para um sono tranquilo

11/01/13

Já falei aqui antes sobre o sono do Theo e como ensinei ele a dormir sozinho neste post aqui. Foi trabalhoso, mas agora com o Max, eu ja estou escolada! Hehehe. Gente, é incrível a segurança que nós, mães de segunda viagem, temos para cuidar do novo irmãozinho, é tudo tão fácil!!! Tão fácil, mas tão fácil, que com 7 dias de vida, Max já emendava as primeiras noites. Coincidencia ou não, quero mostar aqui o que tenho feito para conseguir isto tudo.

Antes de tudo, rotina! Ter uma rotina bem estruturada, de mamadas a cada 3 horas e cochilinho entre as mamadas (nem sempre rola o cochilo, mas sempre tento) é fundamental. Com isto, eu sei identificar o que é um choro de fome, sono e dor/incômodo. Se aproximando da noite, eu reforço a alimentação e em vez de amamentar a cada 3 horas, eu pulo para duas horas (amamento as 16, depois as 18, e após o banho- mais ou menos 20:30). Acho que esta estratégia de encher a barriguinha é fundamental para conseguir o resutado de dormir a noite toda.

Porém o mais importante mesmo é o ambiente que crio para colocar na cabecinha dele que este momento é um momento de mamada e cochilo diferente. Por volta das 19:30 começo a aprontar o banho para as 20:00 começar o banho: pego o pijaminha (dos dois né?!?!?) , separo remedinhos, hidratantes,pomadinhas, fraldas, enfim, tudo que irei precisar para a hora pós banho. Escureço a iluminação do quarto e ligo uma luz azul. Ligo também uma musiquinha super calminha, de cançães de ninar, para acalmar “meus bebês”. Depois do banho, eles não saem mais do quarto pra nada (nem se chorar de mais e não querer dormir), não acendo a luz e nem brinco com eles ou mudo o tom de voz, tudo muito calminho.

Neste meio tempo, a movimentação lá em casa diminue, para eles perceberem que a hora do soninho está chegando. Brincamos pouco, no máximo lemos um livrinho ou assistimos televisão com o Theo, e com o Max, nenhuma brincadeira que o excite muito, nem mesmo o móbile!

O banho é feito a dois, com os dois, enquanto eu dou banho no Max, meu marido ou a babá dá banho no Theo, e vamos para o quarto vesti-los juntos. Com todo o ambiente montado, diariamente igual, a cabecinha deles vai se acostumando a desligar lentamente, para um sono mais profundo, mais gostoso.

A última mamada do Max eu dou na mamadeira (ele mama exclusivamente no peito), pois como ele já fica bem molinho após banho e com todo o ambiente que crio, quando pega o peito, ele adormece rápido. Com a mamadeira eu sei quanto ele mamou e se encheu a barriguinha o suficiente para dormir a noite toda.

Após a mamada e o Max dormir, fico no quarto o tempo que precisar para que os dois “apaguem” , caiam em soninho profundo – geralmente dura por 20 minutos. Isso eu faço mais por causa do Max, porque o Theo, é só colocar na cama, dar boa noite e sair, mas como o Theo é maiorzinho, ele fica conversando, canta, brinca na cama até dormir, e isto pode acordar o Max, por isto eu fico lá por precaução, pra nenhum dos dois atrapalhar o sono do outro. Os bebês também tem um sono um pouquinho leve no início do sono e podem acordar até 20 minutos após dormirem, por isso eu fico lá, caso o Max acorde, eu já coloco ele pra dormir de novo.

Algumas pessoas não concordam, mas outro truque que aprendi é que se algum dia o bebê dorme até mais tarde, significa que a barriguinha aguenta e ele tem capacidade para dormir até aquele horário mais vezes. Toda vez que o Max dormia uma horinha a mais, se no outro dia, ele acordasse uma hora antes, eu não dava peito (ou não alimentava), eu dava a chupeta na boca e tentava acalmar até chegar mais ou menos no horário que ele esticou mais a noite anterior. Por exemplo, se algum dia ele dormiu até as 5, e ele acordou as 3, eu tentava colocar ele pra dormir ou pelo menos acalmar até umas 4:30, e isto funcionava, por que na noite seguinte, ele voltava a acordar mais tarde. É muito mais dificil fazer isto do que alimentar, mas vale muito mais a pena, ele aprende que a noite não é hora de mamar (se não, acostuma e acorda todo dia este horário pra mamar).

Isto já era mais ou menos que eu fazia com o Theo, mas como ele é maiorzinho, eu não seguia tudo à risca, até porque na cabecinha dele, ele já sabe que hora de dormir é hora de dormir, principalmente após o banho. Mas com o Max, segui a risca esta rotininha do sono em todos estes quase 4 meses, para a cabecinha dele entender que a hora do sono é assim. A idéia era que dentro de 3 ou 4 meses ele passasse a dormir a noite toda, porém ele me surpreendeu. Com 7 dias de vida engatou de 8:30 da noite até as 5 da manhã, e com 1 mês e meio de vida passou a dormir até as 7.

Não sei se ele passou a dormir a noite toda por ser uma caracteristica dele ou por toda esta rotina que eu criei. Mas com certeza a rotininha do sono e a rotina de alimentação do fim do dia ajudaram a chegar neste resultado tão rápido.

E carrego este “ambiente” comigo onde for (luz azul, musiquinha, etc). O max ja viajou para praia, casa dos meus avós, casa dos meus pais, e sempre dormiu bem, pois não há mudanças na rotininha do sono dele.

Espero que de alguma forma possa estar ajudando quem ainda tem dificuldade de ensinar o bebêzinho a dormir. Não sou nenhuma especialista no assunto, mas de alguma forma, o que descrevi está escrito em muitos livros e matérias revistas a fora, é uma união de vários escritores e várias técnicas.

Bom sonhos…

Bjsbjsbjs

 

Deixe um comentário
  • Avatar Paula disse:

    Muito bom Thi!!!!
    Adorei as dicas!
    Estou grávida da minha primeira filha e pretendo seguir todos esss ensinamentos de rotina! Espero que dê muito certo!
    um beijão!

    • Avatar Thieli disse:

      Paula, tomara que dê certo, primeiro filho é sempre um grande ensinamento em todos os sentidos e uma rotina diferente pra vc e ro bebê. Espero que tenha ajudado. bjs

    • Avatar Isabel disse:

      Adorei as tuas dicas Thieli.Meu filho está com 7,5 meses.Já tinha insinado a dormir no miniberço, mas agora que passei pro berco (6 meses)ele fica gritando muuuuuuito, também largou a chupeta…Entao, ele continua acordando 3 horas,5,6 da manha para mamar..Antes dava a chupeta, um carinho e estava evitando a mamada das 3,as vezes ele continuava durmindo.. mas como agora nao quer mas chupeta, tenho que pegar ele e amamantar…Agora so dorme no carrinho ou peito e passo pro berço..O que que eu posso fazer?

  • Avatar Ana disse:

    Adorei as dicas!!!mas tenho uma dúvida essa última mamada do dia que voce dá na mamadeira voce faz com complemento alimentar de leite tipo NAN ou é com o seu próprio leite?

    • Avatar Thieli disse:

      Oi Ana, no início eu tirava uma pouquinho de leite várias vezes ao dia, para no fim do dia ter leite suficiente para ele (pq tirar na bomba não sai tanto quanto ele mamando), mas depois desencanei e passei a dar o Nan a noite.
      Que bom q gstou das dicas, bjsbjsbjs

  • Avatar Nathália Finelli disse:

    Não sei nem como te explicar como me identifiquei com esse post (mais precisamente com o que conta como fez para ensinar o Theo a dormir). É incrível como achamos que somos as únicas que passamos por isso, e o resto das mamães são mais "perfeitas" que a gente. Tenho lido muuuuito sobre como fazer os pequeninos dormirem a noite toda, e claro, não é nada fácil. Meu pequeno está com um aninho e ainda acorda à noite e dorme mamando no peito. Tenho que confessar que por ser mais "prático", acabamos cedendo a isso. Criamos todo o ambiente de silêncio em casa para que ele fique mais tranquilo, mas nem sempre ele dorme com facilidade. Parece uma missão impossível o que fez com o Theo, mas juro, me animei MUITO com isso. Acredito que por mais difícil que seja, temos que mostrar e ensinar desde pequenos que as regras quem criamos somos nós, e que hora de dormir, é hora de dormir. Obrigada pelas dicas e vamos ver se conseguirei sem o auxílio da pediatra do sono. Beijos!!!

    • Avatar Thieli disse:

      Nathalia, legal ler o que vc escreveu. É bem assim mesmo, a gente opta pelo mais fácil e parece que estas coisas aontecem só com a gente. Não desista, nao desanime, leve a diante e trate seu filho como um adultinho, com certeza ele entende o que esta acontecendo, vc precisa ser firme. Quero saber como foram os outros dias. bjs

      • Avatar Nathália Finelli disse:

        Olá! Então, comecei a missão "fazer Miguel dormir" no mesmo dia em que comentei o seu post. Conversei com meu marido para ver se ele estaria de acordo (se bem que ele não teria escolhas… rs), ele concordou e como sempre está disposto a fazer o melhor pro nosso pequeno, seria fácil! Como tenho uma filha maior ( a Jujú de 8 anos) que também requer atenção, mas entende o que é melhor pro irmãozinho dela, ficaria mais "fácil" ainda, e decidi por em prática! Chegamos em casa um pouco tarde, e às 21:30 dei o banho, o mingau (pq ele não toma leite na mamadeira e não queria mais dar o peito pra dormir), no quarto com a luz bem baixa, fiquei brincando e conversando bem tranquila e o coloquei no berço. No começo ele achou que seria pra brincar e não parou um minuto, até que percebeu que não sairia dali… começaram os gritos ensurdecedores, o choro incessante, de pé no berço pedindo para eu tirá-lo dali! Eu me sentei no chão, para que ele percebesse que não adiantaria. Conversei com ele dizendo que aquela hora seria para dormir e que a mamãe não o tiraria dali. Ele chorou… chorou… gritou… gritou… até que sentou! Já não estava se aguentando mais de sono, e deitou. Fiz carinho nas costinhas dele e ele dormiu. Ufa! Assim como o seu, o meu marido também não acreditou… parece impossível! Até uma vizinha ligou pra saber se estava td bem, rs. Acordou às 5h, fui no quarto, me sentei no chão e em 10 minutos dormiu e só acordou às 8h, super feliz. Nesse primeiro dia ele demorou 1 hora e 50 min pra dormir. No segundo dia foi um pouco mais fácil, em meia hora tinha dormido, e ontem mais fácil ainda. Eu acendendo o abajur e ele sabe que chegou a hora de dormir, chora muito, mas acredito que esteja entendendo a rotina. Ontem às 21h estava no berço e 21:12 saí do quarto. Ele ainda está acordando à noite, hoje de manhã acordou às 6:40 muito enjoado, mas temos que ter muuuuuita paciência. Já…já, o tão esperado momento de dar boa noite, sair do quarto e ele ficar tranquilo, chega, estou ansiosa pra isso! Te agradeço mais uma vez por ter me ajudado. Como vc mesma disse, são nos blogs que achamos que a solução das coisas está mais próxima de nós, e, de fato, está! Dá um beijo nos seus pequenos, que são lindos! Fica com Deus! Ah, comecei a te seguir no insta, lá tem as fotinho que tirei do Miguel quando desaba, e te marquei na primeira que tirei! Rs! Beijo!

        • Avatar Thieli disse:

          Nathalia, que pena que com vc o Miguel não aprendeu logo de uma vez como fez o Theo. Mas nao desista, isto é de criança pra criança. Não precisa agradecer, eu compartilho as coisas com prazer aqui. Muito obrigado pelo carinho. Já estou te seguindo no insta, bjs

  • Avatar Clarissa disse:

    Nossa amei a dica Thieli …
    Sou Mãe de primeira viagem!

  • Avatar Adriana disse:

    Adorei sua dica… Meu problema e q meu bb quer dormir na minha cama. Qdo deito ele msmo depois d ter dormido fica me procurando c as maos ai acaba acordando, mesmo q eu o coloque na minha cama se me procurar ele acorda se eu estiver deitada ele me senti nem abre os olhos continua dor mmindo numa boa. Vou tentar a tecnica mas minha duvida e… Ele pode ate dormir mas qdo comecar a me procurar?

    • Avatar Thieli disse:

      Adriana, o Max faz a mesma coisa!!! Sempre quer uma mãozinha pra dormir!!! O que começamos a fazer é não dar a mão, ou dar a mão para acalmar e tirar logo. tem dado certo, apesar de ainda darmos a mão pra ele principalmente quando ele acorda no meio da noite, e com a mão ele dorme mais rápido.
      Espero que de certo para vc. bjs

  • Avatar Leka disse:

    Thi.. me ajude… já comentei em outro post… mas acho que uma dica sua vai ser fundamental.. bia está completando 5 meses e só mama no peito.. daqui a 15 dias qdo ela estará com 5 meses e meio eu volto a faculdade, estudo a noite… por causa do transito terei que sair as 17:30.. e esse horário darei peito a ela.. às 20:30 seria hora dela mamar novamente.. porém como não estarei em casa minha pediatra me recomendou que já desse papinhas de frutas já que está pertinho dela completar os 6 meses.. e só chego em casa às 23hs… Quando será sua ultima mamada.. Ela desde que nasceu sempre dormiu esse horário de 22:30 a 23hs mas só acorda de verdade umas 9 e meia da manhã… e aos 3 meses já dormia a noite toda… Porém com as viagens de fim de ano ela voltou a acordar de madrugada sempre no mesmo horário, ela mama um pouquinho e dorme rapidamente… e na volta pra casa continuou acordando.. Sempre fiz a rotina do sono.. Dou um banho as 22hs e as 22:30 apago as luzes, acendo a abajur ela ja mama e dorme… mas só dorme grudada no peito.. por isso só eu consigo colocá-la pra dormir.. vi sua dica de aumentar uma mamada a noite pra fazê-los dormir a noite toda.. mas com essa rotina da faculdade nao vou conseguir.. Queria tentar fazer ela parar de dormir no peito.. e também parar de acordar esse horário de 4 e meia da manhã.. que eu sei que não é por fome.. e sim por costume.. mas to com dificuldades.. Amanhã vou começar seguir a risca suas dicas.. Tomara que dê certo comigo também!! beijooos.. e obrigada por esses posts maravilhosos sobre maternidade!!

    • Avatar Thieli disse:

      Oi Leka, olha não sei bem se vou poder ajudá-la, pois a sua rotina é muito diferente do que a minha era, seus horários são bem mais tardes que os meus. O que eu tentava com o Max era que ele não dormisse no peito, o que algumas vezes era impossível. Eu só consegui mudar esta situação quando passei a tirar leite e dar na mamadeira antes de dormir.
      Mas de qualquer forma, sua filha ainda é muito novinha, com 5 meses acordar as 4 da manhã é super normal…O Max dorme a noite inteira desde 15 dias de vida, mas durante todo este ano de vida, ele passou momento em que passou um mês inteiro acordando, acordava em vários horários durante a noite… a situaçao dele só regularizou mesmo lá pra uns 9, 10 meses. Depois disso, ele só passou a acordar quando sentia alguma coisa.
      boa sorte

  • Avatar Florence disse:

    Thieli, minha bebê tem 1 mês e dorme no carrinho durante o dia. Tem esta rotina de mamar de 3 em 3 horas mas após o banho as. 18:00 ela desperta e não dorme mais, dai vem uma cólica muito forte e ela acaba dormindo só as 23 e chorando muito.

    Das 18 as 23 ela mama de 2 em 2 horas mas não dorme.

    E quando dorme é ninando no colo com muito esforço só as 23.

    Está muito difícil. Alguma dica para ela ficar mais calma?

    Se a deixo chorar até cansar ela vai ficando mais agitada e aí só dorme as 2 da manhã.

    Socorro!

    • Avatar Thieli disse:

      Florence, nao use a tecnica de deixar chorar porque sua bebe é muito pequena, ela chora porque algo incomoda ou está com fome. Veja se vc consegue entender o que ela sente, se é fome, se é colica, e como mudar isto. Uma dica, tire leite e dê na mamadeira para ver o quanto vc produz de leite e se ela tomar uma mamadeira inteira, se ela fica melhor. As vezes ela mama pouco durante o dia e no fim do dia, fica irritada de fome. Se for cólica, converse cm seu médico para dar um remedinho de cólica e usar uma bolsinha quente para aliviar. Uma coisa que pode acontecer e aconteceu com os meus é refluxo, a criança chora muito mesmo, tem que conversar com o médico.
      boa sorte,
      bjs

  • Avatar bianca disse:

    Thieli, adorei seu post. Tb acho que é nos blogs que achamos informações mais reais! Minha filha tem 10 dias e dorme super bem durante o dia. Amamento de 3 em 3h, às vezes com intervalo de 2h quando ela acorda com fome. Dou banho por volta das 19h, amamento e ela dorme até às 23h. É aí que começam os problemas, eu dou a mamada das 23h e ela não quer mais dormir! Fica chorando e querendo meu peito sem parar! Não sei o que fazer.

    • Avatar Thieli disse:

      Bianca, vou te passar a receita da Vovó, que a minha vó deu: Ela esta trocando a noite pelo dia! Durante o dia não deixe dormir no quarto escuro, acorde depois de 40 min de soninho, sei la, nao haja como se fosse de noite. Com o meu Theo aconteceu isto e segui as dicas dela para equilibrar a situaçao.
      bjs

  • Avatar Anelise Valles disse:

    Oi Thi, muito bom o post!!

    Bom, meio óbvio que estamos com problemas com o sono do Nosso pequeno neh!! Rsrs

    Ele está com 2 meses e 3 semanas, dorme bem a noite, mas durante o dia o sono é um problema, só dorme no colo e sendo embalado, acredito ter o sono muito leve.

    Já li muita coisa, mas todas as técnicas e dicas que acho se referem ao sono noturno.

    Começamos a tentar essa tecnica de deixar chorar no berço, mas foi o dia todo de choro, pois as mamadas sao a cada 3hs e depois voltava a rotina de treinamento do sono.

    Tens alguma dica pra me dar, sei que não é comum bebes dormirem bem de noite e nao dormir de dia, mas essa tem sido nossa dificuldade!

    Obrigada,

    Abs

    Anelise

    • Thieli Thieli disse:

      Anelise, ele é muito bebe para vc deixar chorar, esta técnica funciona bem só com crianças um pouco maiores. Tbm tive muita dificuldade com o meu segundo para dormir de dia, muita mesmo, pq ele sempre dormia mamando, e quando saia do peito não queria dormir. O período é assim mesmo, de adaptações dele a vc, e vc a ele… Aos poucos vcs vão achar um jeitinho bom para os 2, mas até os 6 meses é o período para experimentarem o que pode funcionar ou não. Se ele já dorme bem a noite, vc tem um bilhete premiado e nem sabe! Bjs

  • Avatar Juliana disse:

    Querida.vc começa a contar as 3 horas a partir do início da mamada ou do fim? Tipo, troca a fralda e coloca no peito as 10h.proxima mamada as 13h.

    Ou inicio 10h com final as 10:40 próxima as 11:40?

    • Avatar Thieli disse:

      Da hora que põe no peito. Por exemplo, por mais que a gente não siga a risca, o ideal, é que nós adultos também nos alimentemos a cada 3 horas. Se a gente almoçar meio dia, só vamos lanchar as 15 horas, por mais que você almoce mais lentamente…certo? E não contar da hora que sai da mesa
      bjs

  • Avatar Leila disse:

    Oi Thieli, graças a você comecei a ver uma luz no fim do túnel…bom vou tentar resumir o que acontece comigo!
    Tenho um bebê de 2m e 10 dias e a minha maior dificuldade não é a rotina e sim coloca-lo no berço acordado ele chora muuuuuuuuiiiiito, pois só quer dormir no colo, as vezes mesmo depois que dorme no meu colo quando o coloco no berço automaticamente já acorda e você falou que bebes dessa idade não pode deixar chorar, o que tenho que fazer? Sei que estou errando muito, mas infelizmente mãe de primeira viagem, sabe como é. Por favor me dê uma sugestão, pois estou desesperada! Grata!

    • Thieli Thieli disse:

      Oi Leila, vc tem que continuar insistindo, e tentar em outros momentos, não só na hora que vai dormir, por exemplo, deixar ele um pouquinho no berço algum momento do dia, sem ser na hora de dormir, quando ele estiver mais tranquilo, aos poucos ele vai acostumando.as vezes meu Max chorava mt tbm e eu só colocava no berço depois de dormir, vc vai adapta do confirme a necessidade. Bjs e boa sorte

  • Avatar Ana Carolina Carvalho disse:

    Olá, preciso de uma ajuda. Nunca tive problemas com meu bebê na hora de dormir, dava mama e colocava na caminha e logo dormia. Só qur agora com quase 8 meses, ele passou a acordar várias vezes durante a noite. Ja tentei deixar chorar, e ele n para até eu pegar e dar mama o ele, puro hábito. Nao ligo de acordar uma vez o dar mama, mas várias vezes, tipo a cada duas hs nao da. O dente dele ja saiu, então essa fase creio q passou. Não sei oq fazer con ele. De dia não dome mais q 20 min. Uma vez mantive no colo, e ele dormiu 1 hora e meia. Mas n posso fazer isso para não acostumar, porém ta virando um círculo vicioso, pois ele está exausto e acaba n relaxando para dormir a noite. Oq posso fazer? Qur técnica usar?

    • Avatar Thieli disse:

      Oi Ana, são as fases que as crianças vão passando, e temos que encarar e descobrir se é fase ou manhã. Muitas coisas podem acontecer neste período, o medo do abandono, nascimento de dentes, etc, não dá pra sugerir nada assim…
      beijos

  • Avatar Gislanne disse:

    Oi Thi. Nossa, coisa boa encontrar seu blog. Tenho um bebê lindo e muito querido de cinco meses. Ele não costumava acordar muito durante a noite mas agora acorda aos berros, acho que é enjoadinho porque o dente ta saindo. Mas a minha dúvida é que aqui em casa nunca fizemos rotina. Meu marido é super cooperador, mas preferiu acordar durante a noite do que tirar a tv do quarto. Quando ele fizer 6 meses quero muda-lo para o quarto dele e começar a rotina. Aí que começam minhas dúvidas. 1. Nesa idade já pode deixar chorar? Se não pode e ele chorar o que eu faco? posso pegar no colo? 2. Todo domingo vou pra igreja à noite, não tem problema pular esse dia? Geralmente chego depois das dez em casa e ele vai con a gente. 3. Se eu colocar ele pra dormir às nove não corre o risco dele acordar com fome depois? Geralmente ele mama às 23. 4. Todo dia a rotina tem que ser feita por mim? Ou pode alternar com o marido? 5. Onde encontro a luz azul? Rs

    • Avatar Thieli disse:

      Nossa Gislane, quantas perguntas. Você tem que fazer uma coisa de cada vez. Acho que você vai levar alguns dias pra colocar ele na rotina, depois, coloque ele no quarto dele e depois ensine ele a dormir sozinho durante a noite, é um processo longo, não é simples. E sim, sempre que vc sair um dia da rotina, vai fazer muita diferença pra ele, é melhor você tenatr se adapatar aos horários dele por um período. Boa sorte! beijos

  • Avatar Adriana disse:

    Oi Thiely

    Olhada estou tendo bastante problemas com meu pequeno pra dormir. Começa que o banho desperta ele, então nada de banho pra dormir,sim temos uma rotina, mas coisa de um mês atrás eu fiquei doente e cai na besteira de levar ele pra minha cama (vc já imagina ). Desde então não consigo fazer com que ele durma no berço, ele dorme na cama comigo e passa toda a noite me procurando. Ele agora tem 8 meses, já não mama na madrugada, mas sim acorda. Vc acha que a tecnica que vc usou com o Theo vai dar resultado????

    • Avatar Thieli disse:

      Oi Adriana, acho que 8 meses é um pouco novo, siga seu coraçao, se precisar ficar mais tempo com ele no berço, para ele se sentir seguro, faça….
      beijos e boa sorte

  • Avatar Larissa Martins disse:

    Thieli, boa noite!

    Estou grávida da minha primeira bebe! Tenho preocupações com o sono, pq vejo minha irmã sofrer bastante com a bebe dela, que já está com 1 ano e 4 meses… Entao, resolvi começar a procurar antes da minha nascer.. Rsrs…

    Logo nos primeiros dias, vc acha que dá pra colocar essa rotina nas mamadas? Depois da ultima mamada, vamos supor, as 20hrs, faço a “mamada dos sonhos” as 23 na mamadeira, e depois deixo até a hora que ela acordar? Como funciona nesses primeiros dias? O que vc sugere?

    Obrigada!!! Beijos!

  • Avatar Tamara disse:

    Meu bebe fez dois meses minha dúvida é se eu posso deixar ele chorando no berço até que ele pegue no sono ou se eu tenho que pegar ele no colo pq se ele chora eu coloco ele no peito ele logo dorme mas acorda tres horas depois ou duas já não sei mas o que fazer ele mama questão de cinco minutos e se eu tirar ele do peito fica numa boa mas se eu deixar ele vai mamando umas meia hora

  • Avatar Tati disse:

    Oi Thieli…Será que posso tentar isso com minha bb? Ela vai completar 9 meses e só dorme as 4 ou 5 da manhã todos os dias…

  • Thieli..amei as dicas, sou mãe de primeira viajem, mas tenho uma dúvida..meu bebê tem 6 meses, a última mamada que vc da é na mamadeira, que leite vc da pro seu bebe para ser na mamadeira?
    E normalmente que jantinha da pra ele as 18:30?

  • Avatar Ana Celeste disse:

    Oi, Thieli, mas o Max dorme sozinho no berço? Pq vc disse que "faz" ele dormir… Pq estou tendo dificuldades com minha bebe de 1 mes e meio dormir sozinha ainda, ela não consegue e chora muito e eu fico com pena de deixar chorar…:( o que vc faz? Bj

  • Thieli Thieli disse:

    Com um mês e meio, ela chora de fome, naonestava pirraça.

  • Avatar Karyna Santos disse:

    Como fazer para sair de casa e manter a rotina easy?

  • Avatar Karyna disse:

    Como sair de casa e manter a rotina easy?  Tipo ir almoçar em um restaurante? 

  • Avatar Gisela disse:

    Adorei, principalmente a riqueza de detalhes! Muito obrigada por tanta ajuda!!

  • Avatar Thais disse:

    Thieli, meu filho está com 17 dias e até semana passada ele estava dormindo muito bem. De 3/3 horas, inclusive a noite. 

    Essa semana ele simplesmente mudou. Não quer saber de ficar no moises e só quer meu colo. Não sei mais o que fazer. A noite q as mamadas estavam regulares,  virou um inferno. Ele chora em menos de 1 hora e fica claro que eh fome. Parece q a última mamada simplesmente não tá satisfazendo. 

    Que dica vc poderia me dar nesse caso?

    bjos e obrigada!

  • Avatar Camila disse:

    Thiele, que post mais interessante. Meu filhote só queria dormir depois das 2 da manhã e, testei suas dicas, consegui que ele dormisse mais cedo. Obrigada!

    Eu tenho uma pergunta, durante o dia vc não seguia esse ritual noturno pra ajudar no sono dele após as mamadas, como ele pegava no sono? No colo msm? Vc sempre colocava pra dormir no berço?

  • Avatar Maíra disse:

    A mamadeira que você dava antes dele dormir era com leite materno? Isso prejudicou a amamentação direto no peito? Obrigada pelas dicas! Minha bebê recém-nascida não dorme de dia no berço de jeito nenhum, passamos o dia com ela no colo. Não sei mais o que fazer…

  • Avatar Sabrina disse:

    Estou com dificuldade com meu bebê de três meses para dormir. Nossa rotina do sono da noite: Ele dorme de 21:00 até às 03:00 depois dou peito e daí ele acorda às 04:00 (dou chupeta e volta a dormir), 05:00 (dou mamadeira), acorda às 07:00 e não dorme mais.
    E as sonecas diurnas, tem alguma dica? São extremamente dificies e o meu bebê fica mto irritado quando não dorme ( porém ele acorda da soneca de meia e meia hora).
    Por favor, que dicas você poderia dar no meu caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Já segue o nosso canal?

Error type: "Forbidden". Error message: "The request cannot be completed because you have exceeded your quota." Domain: "youtube.quota". Reason: "quotaExceeded".

Did you added your own Google API key? Look at the help.

Check in YouTube if the id PLJ4VbbF_Z-d74BwXPHSJcg-Y0aN71-MIZ belongs to a playlist. Check the FAQ of the plugin or send error messages to support.

Clube de Duas | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner