Baby - gravidez

A hora certa de engravidar do primeiro filho

04/07/11
Talvez esta seja uma das maiores dúvidas pós casamento: Qual o momento certo para ter um pequenininho dentro de casa.
E 10 a cada 10 pessoas que pergunto, nenhumas delas sabia o momento certo, apenas quiseram ser mães. E quando as pessoas me perguntam, eu respondo que é porque “estava na hora”.
É engraçado, porque na hora que a gente casa, você lista certas prioridades:
  • Ganhar uma boa grana antes;
  • Ajeitar melhor a vida (seja trabalho, casa, cidade);
  • Viajar bastante com o maridão e curtir mooooyyyyto;
  • Curtir melhor a casa antes de engravidar;
  • Se achar muito nova para engravidar;
  • Terminar algum curso pendente ou fazer algum curso;
E cá entre nós, casar dá uma trabalheira danada, aí a gente só quer curtir mesmo o casamento. Engravidar fica pra segundo plano né?… rsrs. Definir o momento para a gravidez é só dar um check em toda aquela listinha certo? bem… nem sempre a gente consegue conduzir nossa vida como queremos.Até porque muitas coisas não tem metas estabelecidas, por exemplo: “quero ter na conta X para poder engravidar”, “quando tiver tal idade me sentirei suficientemente madura para cuidar de um filhotinho“, “viajar para tal, tal e tal lugar até tal mês”, é realmente difícil quantificar este momento. Mas olha não tem jeito, na hora que é pra ser… você vai saber…

Sabe quando você vai dar uma volta no shopping e fica booooba ao ver crianças lindinhas correndo pelos corredores? Quando você começa a reparar como as mães que você conhece cuidam de seus filhos? Quando você já está bem “viajada”, “passeada” e agora tá numa fase ficar em casa e acha que falta algo? E quando você já concluiu aquele curso ou ele não está exatamente te preenchendo como você gostaria? Ah, tem também quando o maridão começa a pedir o bebê e você até pensa em dizer sim…rsrs… Se você balançou a cabeça em pelo menos 2 dessas situações, tome cuidado a hora pode estar próxima!!! rsrsrs Pois é, acontece com todo mundo este “melhor momento” para engravidar… é sempre uma dúvida, mas sabemos exatamente quando há sinais nos dizendo a melhor hora.

Com relação a outras coisas que a gente sempre fica com medo de não poder fazer mais, como viagens, sair a noite e etc, não é bem assim. Durante a gravidez você já sente que seu ritmo desacelera, e você vai continuar com o ritmo desacelarado quando ele nasce. Não vai dar aquele desespero de viajar loucamente como alguma vez você teve um surto, é muito mais tranquilo. E também é uma condição temporária, muito em breve você poderá viajar / sair com o baby ou sem ele. Não é um crime deixar seu filho na casa da avó dele (desejo absoluto entre as avós é ter os netos passando uns dias na casa delas, haha), mesmo que seu coração sofra, eles vão adorar alguns dias de curtição, assim como você adorava ir para a casa de sua avó. E dependendo para onde for, carrega a criançada junto. É mais trabalhoso, mas a alegria que eles proporcionam compensa. Eu agarantcho.
Vou contar no meu caso como aconteceu e pode esclarecer para muita gente. Eu e Caco já namorávamos a muitos anos, já conhecíamos muitos países e lugares, viajávamos praticamente todos os fins de semana, já tomávamos conta do nosso nariz, eu estava cursando a minha MBA ( e queria engravidar ao fim dela),  enfim, estava em uma condição média de engravidar. Estava naquele: até posso engravidar, mas não sei se quero agora. Detalhe que quando casei me dei um prazo para engravidar a partir de 5 anos de casada (piada, néahm??? hahaha)
Adorava curtir fins de semanas frios em casa e noites assistindo televisão… e apesar de ter a melhor companhia do mundo, ainda faltava algo, a casa precisava de mais alegria. A indecisão do momento sempre vai existir, é impossível dizer : tenho que engravidar neste mês! Eu e Caco já vínhamos  conversando sobre abandonar o anticoncepcional, mas parei tipo #aloka, pronto parei, deu vontade, fui lá e fiz, haha. Lógico que eu já vinha me preparando com minha ginecologista/obstetra, já tinha feito vários exames e estava só esperando a gravidez mesmo. Segundo meus cálculos ele iria nascer logo após eu concluir minha MBA (apresentei meu TCC 15 dias antes do nascimento, parecendo um barril, de inchada, haha) e eu não tinha muitos planos para o próximo ano. Falei: é agora!

Minha família ficou toda surpresa, não quis  criar expectativa em ninguém e tinha deixado guardado só pra mim/nós quando decidimos engravidar, já tinha falado mais ou menos que seria só para o ano seguinte…
Não tem mistério, não é você acordar um dia e dizer: Estou preparada. A não ser quando você espera algo acontecer: mudar de cidade, lua de mel (sim, tem gente que engravida na lua de mel mesmo! rsrs), acabar a faculdade, sair do emprego, enfim… há vários motivos para a pessoa acordar um dia e dizer que está preparada. Mas sentir-se preparada para engravidar não tem jeito: é decidir e correr pro abraço.
Sabe que fazer este post fez passar um filme na minha cabeça… Foi assim comigo: Deu vontade, fui lá e fiz. Mas eu fico pensando nas pessoas que são mais indecisas, as famosas enroladas!!! Eu sou uma pessoas bem despachada, não espero ninguém para fazer o que quero, eu coloco as cartas e decido a minha vida, mas há pessoas que sentem dificuldade (mexxxxmo) de decidir este momento. Eu penso o seguinte, você tem que pensar que se não for agora, mais pra frente pode ser mais difícil ainda, você pode ter uma promoção no trabalho e não querer sair agora, você pode ter dificuldades  para engravidar devido a idade, pode surgir a oportunidade de fazer algum curso, enfim, podem acontecer coisas super especiais (ou não) que façam você adiar este momento.Porém as pessoas esquecem de lembrar que um filho não é algo que empata, mas sim que melhora e muito a vida! É um companheiro, o seu maior orgulho, a razão da sua vida, o motivo da suas maiores felicidades, a sua lembrança mais especial de algum momento, a pessoa que estará com você para sempre. Já ouviram aquela frase “Na dúvida acelere”? É mais ou menos assim o conselho que eu te dou. Não conheço ninguém que se arrependeu do momento que seu filho nasceu, ninguém ( inclusive os não programados) ! Então se só estava esperando este empurrãozinho, considere-o, ok?

E Mamas Clubetes, gostaria de ouvir de vocês como foi o momento da decisão de ter um filhote!!!

Deixe um comentário
  • Avatar Lay disse:

    Nossa thi, você era a grávida mais linda de todas!! Essas fotos em Morro de SP são lindas!!!

  • Avatar Emily disse:

    Tô aqui atualizando o blog "secreto" meu e do namorido e vc vem com esse post total "amor, me pede em casamento logo, vamos ter um filho e tal!"ahahahahahahahTô treinando bem essa coisa de ser tia, serve?rsEu realmente acho muito foda essa coisa de ser mãe. A gente não sabe até ser, mas vê a mãe dagente e sente um negócio bom! ^^Acho que a maior insegurança é a coisa da grana, medo de passar perrengue com o pequeno ser, saúde e tal. O resto é só amor e inspiração! rsE olha, vc era mesmo uma das grávidas mais lindas, foto fantástica essa on the beach!;*

  • Avatar Anonymous disse:

    Que post lindo e inspirador!Quem vem aqui no blog e vê todo este amor e dedicação a família e ao filho fica até querendo adiantar o casamente, o bebe. rsVocê realmente foi uma grávida linda. Essa primeira foto na praia então.. nossa!!!!Amei esse post Thi!!Beijoss

  • Avatar Kamilla Amaral disse:

    Ai que coisa mais linda..amei!Eu morro de vontade de ser mãe, mas pra mim é muito cedo MESMO, tenho 19 anos e to no 4º período da faculdade..rs Namoro há 4 anos, sou doida pra juntar os trapos mas ele tb tem que se formar, e faltam mais 5 anos… humpf..rsEspero que passe rápido!BeijosPS: Parabéns pela bela família!

  • Avatar Patricia Nakamura disse:

    Oi Thi! Realmente o post ficou lindo. Estava inspirada mesmo heim!!! rsrsrsrsQuando fiquei grávida da minha filhota ainda não estava casada e fiquei muito insegura, pois achava que não era a hora certa. Quando ela nasceu, descobri que não existe a hora certa, eles que nos preparam quando nascem. Foi a coisa mais maravilhosa que aconteceu na minha vida e o que me assustava demonstrou ser a fonte da minha maior e melhor força.Bjos e muita inspiração para mais posts apaixonados como este… rsrsrsrs

  • Avatar Bruna disse:

    aiii Thi, que linda q vc ficou.

  • Avatar Anonymous disse:

    me emocionei!tb quero um baby!só q falta o marido/namorado….enfim, adorei o post. bjos

  • Avatar daniell tiemi disse:

    oi thi,qnto tempo que nao passo por aqui…o meu primeiro filho foi bem assim tmb….tava na hora ja depois de algum tempinho de casada…o segundo ja foi mais pra nao dar um espaço muiiito grande….meu filho ja tava com 6…ja era mais que na hora de fazer outro rsss..agora quero so daki mais 5 anos…ai fecho a fabrica hahaha..bjosssssssss

  • Avatar Anonymous disse:

    Nossa Thi muito inspirador esse post… sou louca pra ser mãe, mas antes disso preciso seguir todas aqueles prioridades que você citou acima, e um pouco mais, rsrsrs… você ficou lindaaaaa grávida!!! adorei!!! Bj. Leidy

  • Avatar Thi disse:

    @Lay sao seus olhos… rsrsr

  • Avatar Thi disse:

    @Emily é, tem esta parada da grana e da estabilidade no relacionamento, leia-se casamento…mas vou te dizer uma coisa, quando nasce, a gente tem uma força a mais de brigar pelas coisas que nos "assombram"rsrs, e vencer!

  • Avatar Thi disse:

    @Anônimo que bom q gostou!

  • Avatar Thi disse:

    @Kamilla Amaral o melhor momento é quando estao as coisas pelo menos nos conformes: formada e casada! rsrsr bjs

  • Avatar Thi disse:

    @Patricia Nakamura num disse que ninguém se arrepende da hora, rsrsrs

  • Avatar Thi disse:

    @daniell tiemi tempo memso dani… 6 anos p mim é muita coisa, já quero o 2 pra já! rsrsrsrs

  • Avatar Thi disse:

    @leidy entao vamos seguir as prioridades, rsrsrs

  • Avatar Nany disse:

    Ler o seu post foi a melhor coisa q fiz diante de todas as dúvidas, grilos e medos! Me deu coragem, e certeza de "ACELERAR". 😉

  • Avatar Angelica disse:

    Sabe, tenho sentido muita vontade de engravidar. Mas não é o momento como planejei. Vai fazer um ano q casei, voltei para a faculdade agora e n estou trabalhando no momento ( mas por incrível q pareça, a faculdade não me entusiasma tanto como a ideia de ser mãe ), penso no q os outros vão dizer, meus pais, amigos, q foi cedo demais… Eu sempre dizia q queria aproveitar bastante meu casamento antes de engravidar, mas tenho visto a gravidez como a maior curtição q poderíamos ter. Enfim, além de tudo isso fico com medo pq agora só meu marido trabalha e ñ sério como pode ficar a situação já q uma criança da tanto gasto. Não compartilhei isso com ninguém, então se puder responder…. obrigada, bjs.

    • Thieli Thieli disse:

      Angélica, a minha opinião superficial ao assunto (pq não sei sua realidade ao fundo) é q vc tem que terminar sua faculdade. Se não fizer isso hj, não vai ser com crianças de 2 e 3 anos que irá conseguir terminar e irá se arrepender, não de ter filhos, mas de não ter terminado a faculdade quando tinha tempo p isso, pois acredite em mim, depois vc não tem mais tempo pra nada. E com relação ao trabalho, tem q ser bem conversado entre vc e seu marido, conheço Mts mulheres que deixaram de trabalhar para cuidar dos filhos mas diminuíram seu padrão de vida, pq realmente faz falta um salário a mais e crianças tem mt despesas. Com relação a não ser o momento q vc planejou, não fique grilada, tbm imaginei q só iria engravidar depois de uns 3 anos de casamento, mas engravidei no primeiro, mas aí eu já era formada… Pôs graduada…. E aí quem decide é vc. Bjs

    • Avatar Lidiane disse:

      Oi angelica!!

      Estou na msm situação que vc rrsrs, faz um ano e 3 meses que casei e só meu esposo está trabalhando estou no 4 período da facu, e fico pensando no que as pessoas vão falar, mas sinto que é o nosso momento e esses tres anos que faltam na facu vai ser pra poder curtir o meu bb, e quer saber de uma coisa SOMOS CASADAS!!!! VAMOS ACELERAR

    • Avatar Joelma pereira disse:

      pois é sorte a sua, eu quero ter o meu filho nem planejando e nem sem planejar está fluindo a ideia no meu marido porque nem se quer ele fala em filhos comigo ficando muito triste já com tudo isso acho que é porque ele já tem 2 de outro casamento por isso não quer um meu também as vezes acho que o problema é comigo me sinto incapaz de ser mãe estou cada vez mais triste….. DESCULPAS AI PELO DESABAFO CONTIGO!!!! bjusssss

  • Avatar Leh disse:

    Olá Thieli
    Amei seu post!

    Eu estou nesta situação.. vai.. não vai… #aindecisa!

    A questão é que termino meu MBA em dezembro/2014 e em julho/2015 tem uma extensão opcional do MBA para estudar 1mês na Califórnia…

    A pergunta que não quer calar: Espero ou não até o ano q vem pra engravidar depois de voltar ou… esquece a Califórnia e engravida ou engravida e depois vai c/ filho pequeno… será q dá certo?! ahhhhhhhhhh

    Dúvida
    dúvida
    #dúvidacruel
    #medo
    #vontadedesermãe
    #ahhhhhhhh

    • Thieli Thieli disse:

      Leh, só vc pode responder esta sua dúvida. A extensão na Califórnia pouco vai valer para seu currículo, mas vai ser interessantes como experiência, mas sempre haverá este tipo de dúvida, sempre haverá novas experiências a ter versus ter filho, vc que precisa decidir. Bjs

      • Avatar Thayna disse:

        Ola Thieli no meu caso o mais entusiasmado para este momento é o meu parceiro estamos juntados ha 5 meses vamos casar (papel passado) daqui a alguns dias ou semanas nao definimos ainda eu ainda nao consegui iniciara minha carreira academica (faculdade) e esrou pensando em adiar para completar a familia vou fazer 20 anos dentro de alguns poucos meses nao trabalho so meu namorido que ta trabalhando .. eu quero ser mae so nao sei se e o momento certo por questoes financeira e a familia amigos enfim ser cosiderada muito nova .. alguma sugestao ou opniao para me oferecer ?!

  • Avatar jessica disse:

    Oi..to nessa fase de indecisão.
    Tenho 2 anos e 8 meses de casada, e minha idade 23 anos.
    Amoooo crianças de paixão quando vejo bebês me derreto, até lista de enxoval eu já fiz rsrsr. Meu esposo também gosta, ele acha melhor esperar um ano até eu fixar porque trabalho por contrato e tal.
    Me preocupo com a condição financeira, com os gastos, etc.
    Sou toda indecisa hj eu acordo querendo, depois de 3 dias passa a vontade e mês que vem volta afffff difícil de entender.

  • Avatar jacqueline disse:

    ah eu tipo assim tenho 23 anos quatro anos e pouquinho de casada, voltei ano passado a faculdade mas a vontade é enorme de engravidar…demais, mas ja me arrependi de não ter terminado a facul pois se não tivesse parado quando me casei ja teria terminado, dai agora meu marido quer muito eu sempre quis mas que nem vc colocou no post agente fica preocupada se é o momento certo e se vamos dar conta, afinal no meu caso fico pondo na balança quase cinco de casada sou funcionaria publica ok emprego estavel mas ai tem facul, arrumar uma casa boa um carro melhor uma melhor condição ate parei seis meses o remedio mas quase fiquei louca de tanta ansiedade o farmacêutico até sabia quando aparecia la pra comprar um teste tava entrando em pinos com medo de engravidar mesmo querendo e não dar conta…dai voltei a tomar o remedio mesmo querendo muito. Agora de novo to morrendo de vontade…..socorroooo!!!

  • Avatar Sara disse:

    Oii. Gostaria de saber como foi lidar com a gravidez e o TCC? Eu queria muito engravidar também, estou no meu ultimo ano de faculdade, e tenho 2 semestres de TCC, tenho medo que seja muito exaustante e estressante, dizem que é melhor esperar e se formar, mas eu não sei se aguentaria mais tempo esperando. Já varias vezes parei o anti e voltei de novo. Dizem que sou nova, tenho 22, que tem tempo, mas ultimamente tenho ficado muito ansiosa, estressada, desesperada em criar algo que eu possa me apegar para me ocupar, tenho um vida maravilhosa, um marido maravilhoso ( sou casada á 2 anos), dois filhos de 4 patas ( rsrs ) mas é como se isso não fosse suficiente, é como se eu fosse mal agradecida sabe? Eu vejo as mulheres grávida e sinto inveja, acho incrível aqueles barrigões, mas tenho medo de não ser a hora certa, que deveria terminar a faculdade e curtir mais a vida de casado. E ai, o que eu faço?

  • Avatar Ariane disse:

    Olá meninas, eu casei a seis meses e atrás e sempre fui apaixonada por crianças, desde o primeiro dia de casada eu já pensava em engravidar.. Mas meu marido não quer, dizendo que está muito Edi e blá blá blá. Eu não quero engravidar forçado sabe? Mas também gostaria de ter meu bebe logo, tenho 20 anos e me acho muito madura , sabe quando você acha que falta alguma coisa? Então, eu sinto isso todos os dias, quero ter meu filho nova, sempre quis!!!! O que eu faço? Meu marido não quer de jeito nenhum.. Eu na tomo remedio, mas usamos camisinha e não pensem que um dia estoura porque do jeito que sou azarada não vai acontecer nunca! Rs

  • Avatar bruna disse:

    Muito legal, sou casada há dois anos, meu esposo já meio que pede um filho, ele tem 33 anos e eu 22. As vezes tenho medo. mais as vezes eu também quero. Estou indecisa. Mais sinto que falta algo na nossa ccasa RS obrigado pelas dicas. Seu bebê e lindo.

  • Oiii sou Líbi tengo 32 e sou de Manaus mas moro desde q me casei aqui na argentina. Li seu post e muito do q vc disse tem haver comigo. Eu tenho o desejo e ponto. O q me impede de ta 100% segura é a minha relação que às vezes tá em cima outra embaixo e quando tá muito embaixo ou seja muitas brigas eu começo a ficar insegura e tenho vontade de voltar pro meu país e da dúvida de ter um filho separado fazer o Filho sofrer com pai longe ele não quer ir pro brasil morar no brasil eu penso que a minha família no brasil é muito pequena eu gostaria de criar o meu filho perto da minha mãe e perto do meu pai que eles possam ter a oportunidade de ver o neto deles crescer a minha mãe já tem um neto que cresce longe dela ele mora em outra cidade no brasil e eu não quero repetir a mesma coisa isso eu não consigo fazer meu marido entender ele só entende que aqui tem mais segurança de trabalho ao mesmo tempo aqui não temos tanta coisa assim que nos prenda não temos casa própria não temos um terreno não temos um carro não temos as coisas significativas que nos prenda, mesmo assim ate o emprego dele nem é tão bom assim eu digo pra ele que no brasil ele pode ter uma nova chance de recomeçar mas é isso eu tenho dúvidas sobre eu devia fazer simplesmente independente do meu momento o seu dever esperar tá tudo certinho sami pra depois encomendar o bebê a única questão é que o tempo tá pastenhoe

  • Avatar Jessica disse:

    Adorei o texto. Muuuuito inspirador. Hehe

  • Avatar Raissa Silva disse:

    Desisti de engravidar pois já tentei muito e nunca consegui eu e meu marido já visemos exames e ta tudo certinho não tem nada q nos empesa de ter um filho mas parece q tudo da errado tenho muita raiva vejo gente q não quer ter filho engravidar num piscar de olhos e abandonar a criança e eu q quero tão engravidar não consigo. Tenho raiva de mim mesma. Por esse motivo desisti de engravidar de ter filhos …

  • Avatar ABRS disse:

    Oi gente!!! kkkkkkkk! Me identifiquei com os comentários. Também estou nessa, quero muito, já sou casada há quase 3 anos, formada, mas…. (e sempre há um "mas"), estou fazendo pós graduação. Tenho 23 anos e tenho ouvido muito: vc é muito nova, espera e outros: "se vc quer, então vai". Acho que ora certa mesmo, total certeza nunca vamos ter, porque a vida é assim mesmo, sempre queremos alguma coisa. Rsrsrsrs! Indecisão: um dia eu quero, vai dar tudo certo, vou dar conta. Aí passa alguns dias e eu acho que tudo vai dar errado, que é melhor eu esperar mesmo. kkkkkkk! Ô vida difícil! (ou é a gente que complica ela?)

  • Avatar Paola disse:

    Meu nome.é Paola sou casada a dois anos, tenho 21anos, sim sei q sou nova, antes de casar eu já estava na faculdade meu curso era tudo pra mim, mas parece q depois do casamento alguma coisa mudou parece q falta alguma coisa ainda, eu e meu marido temos muito vontade de ter filhos só que se.pre pensamos que não é a hora certa, queremos ser pais jovens pensamos que assim vamos curtir mais, no sei texto você me descreveu muito adorei o blog.

     

  • Olá,sou Danielle tenho 21 anos,de uns tempos pra cá não penso em outra coisa alem de ter um bebê,como ela disse aqui em cima,vou nos lugares me apaixono pelos bebês que vejo,sonho toda noite,meu marido é doido p ter um,fevereiro parei de tomar o remédio,ai mestruaçao desrregulou todaa,atrasou 15 diaa mais a mestruaçao veio,fiquei tão triste,tomo remédio uns 6 anos vai ser difícil eu acho,por tomar por muito tempo anticoncepcional,mais essa é minha dúvida,se é a hora ou não?
    E medo tbm dessa microcefalia!

  • Vc tá falando por me Td tá acontecendo comigo só que eu parei já faz 6 meses e nada, estou querendo fazer uma surpresa pro meu marido ou minha mãe é louca pra ser vovó.vamos ver quem vai ganhar um presentinho esse tavez eu estou esperando que seja

  • Oi! Tenho 23 anos, mas já estou com meu noivo há mais de 8 anos.. terminamos nossa casa e stamos planejando o casamento.. eu não sei se estou pronta, mas concordo com muitas coisas em seu texto! e ele tem pedido um bebê nos últimos dias hahah "vamos ter um?" ainda não sei se é o momento, mas quem é que sabe?? :3

  • Avatar nenha disse:

    amei o post me ajudou a decidir sou casada a 5 anos mas tenho ei anos mas fico numa dúvida pq engorda muito eu já tenho tendência a engorda queria fazer uma faculdade.ai fico tão na dúvida.fico não ficava.

    agora já decidi.vou tenta ter meu bb 

    Deus me abecoe e abençoe cada um de vcs obg

  • Avatar Patrícia Nascimento disse:

    Olá, tenho 24 anos e estou tentando engravidar. Porem, meu marido é tão impaciente, pois quer logo que eu engravide que minha menstruação atrasou esse mês quase uma semana e qndo veio ele ficou nervoso, pensando que eu tivesse provocado. Porém disse a ele q as coisas não são assim. Planejar é a coisa, agora determinar que o mês que vem estarei grávida é outra. Portanto, não sei o que fazer referente a esse assunto.

  • Avatar Jessy disse:

    Como Deus é tremendo! Estava mesmo precisando somente dessas palavras, pois quero muito engravidar, mas estava em dividas com algumas coisinhas. Você me ajudou bastante, muito obrigada!!♡

  • Avatar Joelma pereira disse:

    olá meu nome é Joelma pereira, diferente de mim vc tem o apoio do seu marido mais no meu caso não ele nem planeja nada comigo, ai eu já penso muitas besteiras será que é porque ele já tem 2 meninos de outro casamento! isso esá me deixando cada dia mais tensa sem ânimo pra nada as vezes porque meu desejo de uns dias pra cá é ser mãe, Eu não sei se falo pra ele o que estou sentindo ou se fico calada na minha e espero ele falar alguma coisa…

    • Avatar Thieli disse:

      Oi Joelma, nao sei como é a sua relaçao com seu marido, mas ao meu ver, vc tem q conversar sim! A decisão de um filho é uma decisão conjunta, voces dois precisam conversar sobre o assunto e saber quais as expectativas um do outro. bjs

  • Avatar Joelma pereira disse:

    parabéns seu bb é muito fofo e lindo!!!!!

  • Avatar Luana disse:

    Nossa!! Muito obrigada pelo seu texto! Vc me definiu hahaha
    Meu nome é Luana, tenho 32 anos e vou fazer 4 de casada apesar de já estar com meu marido há quase 7. Desde o ano passado, 2016, passamos a conversar mais sobre parar o anticoncepcional. Ele fica receoso mas está bem animado, enquanto eu não consigo parar de pensar nos passeios e nas viagens que vou deixar de fazer!! Sendo bem sincera (peço que não me julguem) digo que é indiferente pois “não me recuso totalmente a ideia de ter bebê mas também não morro de amores”, mas a verdade é que sinto que verei tudo “desmoronar” (vou passar a ficar todos os dias trancada em casa, cheirando a gofo de bebê).
    Quando estou na rua ou num shopping, observo as mães com seus bebês e fico meio “boba”, até tento me imaginar, mas sou tão desastrada. E mudo ainda mais o foco quando penso que perderei minha liberdade.
    Muito obrigada pelo seu texto, pois foi um dos poucos que li e que me identifiquei. E desculpe o desabafo mas são tantas inseguranças… Faço acompanhamento com minha ginecologista e já fiz todos os exames, agora é só parar. Mas cadê a coragem??? Beijos

  • Avatar PAULIENNE BISPO DE SOUZA disse:

    Disse sim, pra mais de 2 desses itens… obrigada

  • Avatar Tamires disse:

    Vou me casa daqui dois meses meu noivo desdo do namoro só fala em ter um filho tô um pouco assustada com a ideia nem casamos ainda não me sinto preparada o suficiente ainda mas tenho medo de magoa -lo . O q devo fazer ???

  • Avatar Samara disse:

    Oiiii vi esse poste hj, gostei muito e gostaria de outras dicas mais.
    Tenho 18 anos quase 19 estou fazendo um curso, mais tenho muita vontade de engravidar, to com muita dúvida sobre essa questão do curso…
    Por favor me aconselha
    Obrigada

  • Avatar Natália disse:

    Oi meninas. Tenho 26 anos e meu marido 31. Sou casada há 4 anos. Sou formada, mas não trabalho, não pq não quero, mas pq ainda não consegui nada. Meu marido tem um emprego excelente. Minha preocupação é em relação a dar conta sozinha, pois não tenho família aqui na cidade que moro. Somos só nós dois. Não temos nossa casa ainda, pretendemos comprar ano q vem. Moramos de aluguel. Me preocupo em ficarmos apertados em relação ao dinheiro, pois todos me falam que criança da mto gasto. Estou com o coração dividido e meu marido tbm tem os mesmos medos. O que faço Thi? Beijos!

  • Avatar Leeh disse:

    Texto maravilhoso o seu❤~Estou passando por uma faze fase de indecisão. Atualmente comecei o curso técnico em enfermagem que são 25 meses, algo que sempre quis fazer! Enfim. . . Depois que comecei senti uma vontade enorme de ficar gravida. Algo que sinto a tempos… na verdade como sou indecisa nunca parei os remédios e tall. Mas agora acho… ainda n sei gente. Oque podem me dizer.

  • Me agudar por favor;a minha mulher tem 34 anos será que ela pode engravidar devido a idade?

  • Avatar Vívian disse:

    Oiii,
    Estou nesta dúvida!!! Eu já fico boba com as crianças, estou com vontade de parar o remédio, mas fico pensando se é a hora, se a gente não tem mais nada pra fazer antes de engravidar. Namoramos por muito tempo, mas Estamos casados há apenas 1 ano, e meu marido acha que ainda está cedo.. acha que tínhamos que aproveitar mais o casamento.
    Mas estou naquele momento “quero um filho, estou preparada”, mas aí a razão bate nas minhas costas e me faz pensar se é isso mesmo….ou se teríamos que esperar mais, se isso vai nos impedir de crescer mais, se vai nos atrapalhar….
    com quanto tempo de casada vocês engravidaram?

    • Avatar Vívian disse:

      Ah, esqueci de mencionar, estou com 23 anos… meu marido tem 28.
      Minha sogra já é louca com netos.
      Nos ainda moramos de aluguel, mas temos um emprego bom… e eu sinto “estou pronta para ser mãe, mas tenho medo”.
      Sabe aquele medo que dá, de não poder fazer mais nada, de não conseguir crescer mais no emprego, de não conseguir investir e melhorar a condição financeira se tiver filhos?
      Estou nessa….

  • Avatar Gabi disse:

    Claro meu amor. Minha avó teve minha mãe 11° filha ,caçula aos 40 anos e minha mãe engravidou aos 36 anos ela tem toxoplasmose, gravidez de alto risco. Nasceu uma criança linda minha irmã que completou 13 anos na semana passada. Saudável menina linda.

  • Avatar Gabi disse:

    Gente!!! Meu único motivo de dúvida: Os horrores do mundo e as questões ambientais , às vezes queria ter problemas mais simples

  • Avatar Olivia disse:

    Estou na fase de indecisão…Achei bem legal o seu post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Já segue o nosso canal?

Error type: "Forbidden". Error message: "The request cannot be completed because you have exceeded your quota." Domain: "youtube.quota". Reason: "quotaExceeded".

Did you added your own Google API key? Look at the help.

Check in YouTube if the id PLJ4VbbF_Z-d74BwXPHSJcg-Y0aN71-MIZ belongs to a playlist. Check the FAQ of the plugin or send error messages to support.

Clube de Duas | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner