Google+
Um belo dia no Chat do Facebook a Nathália (do Blog da Nathália, já viram?) me chamou pra perguntar se o Theo tinha alergia a leite. Eu respondi que não tinha certeza, que já tínhamos feito o teste, tinha dado negativo, mas que ele era muito alérgico. Mas… porque a pergunta? A Nathália que estuda  nutrição,  começou a me contar sobre os malefícios do consumo de leite de soja para meninos. Eu nunca tinha ouvido falar sobre o que ela em contou e achei que poderia compartilhar aqui com as jovens mamães.
Na hora que ela me falou eu lembrei de duas coisas que sei sobre leite de soja e que são opostas:
1 que todo mundo fala que leite de soja é super saudável e a coisa toda. 2 leite de soja não substitui  o leite de vaca para crianças, porque não tem cálcio suficiente para a quantidade que a criança deveria ingerir. OU seja, eu não sabia nada sobre o leite de soja, e procurei me informar sobre o assunto.
O Leite de soja ou derivados da soja(como suco de soja, carne de soja, comida a base de soja) são ricos em hormônio feminino, o estrogênio, e por isto muito receitado para mulheres na menopausa e que precisam fazer reposição de hormônios.  Por este motivo não é indicado para crianças, pois em fase de crescimento, podem sofrer reações devido a “injeção” de estrogênio em seus organismos.  Nas meninas, pode acontecer uma aceleração do desenvolvimento do corpo, como crescimento dos seios e pelos, antes da fase adolescente. Nos meninos os efeitos são mais preocupantes, como  diminuição da quantidade de esperma produzido (afetando a fertilidade futuramente), afinamento da voz (na fase adolescente), feições femininas (nariz fino, rosto fino, dificuldade de ganhar massa muscular) e pode acontecer uma queda da testosterona, hormonio masculino.
Já lí que um copo de leite de soja é equivalente a 5 pílulas anti concepcionais, e aí eu já começo a desconfiar de alguns dados que vemos por aí, por que se fosse assim, tava todo mundo tomando leite de soja em vez de pilula anti concepcional, estou errada? Ou seja, precisamos procurar saber sobre o assunto e filtrar o que consideramos importante. Muitos estudos ainda estão em fase inicial e podem significar algo ou não. Não estou fazendo nenhuma alarde e nem fazendo marketing contra o leite de soja, mas pense bem, se o leite é indicado para reposição de hormônio feminino, por que é que eu substituiria o leite normal pelo de soja para o meu filho? Acredito que não seja uma ou duas vezes por semana que eu ofereço leite de soja para ele que poderá comprometer o desenvolvimento do seu corpo ou o nível de testosterona, mas nós como mães, precisamos saber medir que é bom ou não para nossos pequenos.
Fato é que muitas crianças são alergicas ao leite de vaca ou a alguma proteína dele, e com isso, muitas mães migram para o leite de soja, acreditando se tratar do mesmo leite, sem a lactose. Não só por este motivo, o leite de soja é também conhecido por ser mais saudável, mais docinho e é encontrado de forma muito fácil no mercado, em caixinhas menores, com os personagens preferidos da criançada, desta forma, o acesso ao leite de soja é muito atrativo. Acontece que não é apenas por conter estrogênio em excesso que ele não deveria ser usado por crianças, pois contém componentes que não são seguros para os pequenos, como hormônio vegetal e aluminio (que é toxico ao sistema nervoso e rins). Outro motivo para o leite de soja e os sucos não serem tão saudáveis como ouvimos falar, é a baixa quantidade de cálcio, não suficiente para crianças em desenvolvimento,  portato não substitui o leite de vaca.
Por isto, Mamães, levem em consideração o que eu escrevi aqui, mas não tomem nenhuma decisão sobre o que leram. Afinal eu não sou pediatra, nutricionista, estudiosa do assunto para afirmar que tudo que eu disse é verdade, porém há muita informação na internet sobre o assunto, que vocês podem fazer um google e achar muito mais. Mais uma vez eu digo, consulte a pediatra antes de tomar qualquer providência.

bjbj

ThieliThi

PorThi

Veja também:

13 comentários

  1. Juh Pignaton // 13/02/12 às 15h12

    Nossa!!!Confesso que nunca havia parada para pesquisar sobre o assunto.Mas achei super interessante e válido.Meu irmão quando era baby era alérgico a leite de vaca e na época a primeira opção assim como a de todo mundo geralmente é, foi o leite de soja.Mas com uns 15 dias o médico mudou a prescrição e disse que a melhor substituição seria pelo leite de cabra.Ele tomou leite de cabra muito tempo e foi super pra ele.=)
    bJuh

    Responder
    • Thieli // 13/02/12 às 16h04

      Oi Jú, pois é, acaba que todo mundo migra pro leite de soja. Mas é bom saber os pros e os contras pra poder decidir melhor. Bjssss

      Responder
  2. Louise // 13/02/12 às 20h03

    The…esse assunto e bem interessante. Eu tenho uma amiga chinesa aqui em NY que me contou que os asiaticos dao leite de soja pra meninas para que elas nao tenham pelos. Por essa razao que mulheres asiaticas quase nao tem pelos no corpo. Interessante nao? Nao sei se funciona…mas eu fiquei me perguntando se eu daria para minha filha um dia para poupa- la do incoveniente.

    Responder
    • Thieli // 14/02/12 às 08h54

      hum… engraçado né? Eu sei que na China eles usavam soja desde 2000 anos A.C. Ou seja, esta foi uma descoberta recente no ocidente e no oriente eles ja manjavam do assunto a muitos anos. Acho que a genética tem muito a ver com isto tbm, qual foi o/a oriental q vc ja conheceu que tem pelos? Pode ter um pouco de mito nesta história tbm. Mas de qualquer forma, eu reproduzi as informações que me falaram e que achei na internet. Pode até ser que o leite de soja evite o crescimento de pelos, mas nao foi bem isto que vi por ai… mas é o que eu falei, nao sou perita no assunto, entao nao tenho autoridade nenhuma para defender nada….

      Responder
  3. nathalia // 14/02/12 às 20h15

    AMEI!!!!!
    Eu ia e vou fazer um post sobre isso!!!
    Sabe o que eu acho q vc deveria colocar no final do post: Q qdo a crianca tem alergia ao leite de vaca e ele tem que ser substituído, a opção que se tem, que é a correta, custa cerca de 300 reais e dura 1 semana, ou seja, INVIAVEL em um pais com populacao pobre como a nossa, então, o GOVERNO TEM que fornecer a crianca. A blogueira do ASK MI fez um post sobre isso e falou que como a solução era mto cara, ela entrou na justica e conseguiu todas as latas durante todo o tempo que a filha dele precisou. Pq como disse, O GOVERNO TEM QUE FORNECER QUANDO A CRIANCA NÃO TEM COMO SE ALIMENTAR! E veja bem Thi, ate onde parece, ela tem uma situação financeira ótima, graças a Deus e correu atrás, pq isso é um direito nosso. Então, todos nós diante dessa situação, temos que correr atrás, independente de classe social.
    Biejinhos!!!

    Responder
    • Thieli // 15/02/12 às 09h16

      Gente, olha só que coisa hein! Vc me passou esta informção, mas como o Theo testou um leite sem lactose mas que tbm nao era de soja, mas tinha um gosto péssimo, eu achei que poderia ter outras opçoes… ate esqueci o nome dele. Mas fica aqui seu comentário agregando o post. Bjs e brigadao

      Responder
  4. Roseane // 05/11/12 às 15h20

    Interessante pois sou alergica a lactose, uso o leite e yogurte de soja por muitos anos, acho excelente. Mas o meu filho de 2 anos comecou a vomitar toda vez q toma leite, entao por dois dias dei o leite de soja e ele aceitou bem, mas agora lendo sobre o assunto, fiquei preoculpada,E também principalmente porque tem soja na f'órmula infantil, se o leite de soja não é tão bom para infantes, porque eles colocam soja na fórmula? :( agora estou preoculpada pois ele toma fórmula desde q nasceu, complemento com o leite materno. Só agora q comecou a tomar leite de vaca e a fórmula também. Bjs e obrigada !!!

    Responder
    • Thieli // 06/11/12 às 05h44

      Roseane, esta informação quem me passou foi uma amiga que ira se formar em nutrição e vi mts informações na internet tbm. Perguntei pra pediatra do meu filho e ela disse que a dose de hormônio feminino é mt baixa, não influencia. Da qualquer maneira, é sempre bom consultar o SEU pediatra. Bjs

      Responder
  5. Ellem Queiroz // 16/12/13 às 10h07

    Nossa eu tenho um bebê de 8 meses(Theo também!) sempre dei suco de soja pra ele achando que era bom ele adora ! Ontem vi uma matéria na tv que dizia que a soja não era recomendada a homens e hoje de manhã quando fui dar o suco lembrei; vim pesquisar na internet! A gente que é mãe de primeira viagem precisa se informar muito! Mais isso não significa que não irei mais dar o suco de soja pra ele, mais no meu caso eu estava dando em grande quantidade, com certeza vou me informar com minha pediatra e irei variar entre suco de soja e o natural! Obrigada adorei o post foi muito útil :D Beijão

    Responder
    • Thieli // 16/12/13 às 10h27

      OI Ellen, eu tbm não tinha informação sobre isso até que uma amiga minha que é nutricionista m deu o alerta. Os pediatras geralmente não são informados corretamente com relação a este asusnto. Já se vc conversar com uma nutricionista, ela te alertará de muitas coisas.
      bjs e boa sorte

      Responder
  6. Lisia Campos // 17/07/14 às 12h06

    Chega

    Responder
  7. Malu Joilson // 03/09/14 às 23h26

    qual leite pra crianças intolerantes a lactose que não tem hormonio feminino??

    Responder
  8. Thieli // 08/09/14 às 08h56

    Oi Malu, existem leites em pó sem lactose para crianças, mas vc tem que conversar com sua pediatra , bjs

    Responder

Faça o seu comentário:


© 2014 Clube de Duas - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®
Newsletter
wordpress statistics